Inquérito Geral de Satisfação OERN

Em 2025 foi enviado aos membros da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN) um inquérito para aferir a satisfação no âmbito dos serviços prestados pela OERN. Finalizado o período de receção de respostas, em setembro procedemos à análise e definição de respetivos planos de ação.

Na apreciação global dos membros com a OERN regista 77%, sendo que no que diz respeito à recomendação dos serviços da OERN, 86% dos inquiridos admitiram recomendá-la a outras partes interessadas.

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O inquérito contou com a participação, maioritária, de membros efetivos (61%), seguidos de membros seniores (35%), sendo que a especialidade mais representada foi a Engenharia Civil (46,9%) seguida de Engenharia Eletrotécnica (17,4%) e Engenharia Mecânica (14,7%), seguindo a tendência dos inquéritos anteriores. 

As faixas etárias mais representadas foram dos 41 aos 50 anos (28%) e dos 51 aos 60 anos (22,3%), sendo que 47,4% dos participantes têm mais de 51 anos. Os recém-licenciados ou membros em início de carreira representaram 25% das respostas. A participação foi predominantemente masculina (79,4%), refletindo a distribuição geral de membros da OERN.

Quanto ao local de atividade profissional, 91% dos inquiridos trabalham em Portugal, 2,7% no estrangeiro e 6,4% em ambos. Os países estrangeiros mais mencionados foram Brasil, Espanha, Angola, Moçambique, Bélgica e Alemanha.

A OERN

No que respeita ao conhecimento das atribuições da OERN, 78,8% dos participantes identificaram a qualificação profissional e o reconhecimento de competências, e, 54,3% conhecem o seguro de responsabilidade civil.

Apenas 28,3% dos participantes desconhecem as vantagens exclusivas para membros, sendo que as mais valorizadas pelos participantes são as formações a preços reduzidos (95%), o seguro de responsabilidade civil (92,2%) e os conteúdos técnicos (85,9%), em contrapartida, as menos valorizadas são os espaços físicos (41,3%) e eventos sociais (41,2%).

A evolução dos serviços da OERN nos últimos três anos foi considerada positiva, especialmente nas áreas de comunicação, atividades, formação e atendimento, no entanto, aspetos como a notoriedade, proximidade aos membros e delegações distritais ainda carecem de maior reconhecimento.

Entre as iniciativas OERN mais reconhecidas destacam-se o Dia Regional dos Engenheiros (36,1%), a Concreta (28,3%) e os Roteiros de Engenharia (26,7%), Pacto OERN (23,4%) e Há Engenharia em Mim® (23,1%).

ATENDIMENTO

A interação dos membros da Região Norte com os serviços realiza-se preferencialmente através de meios digitais, designadamente, o email (75,9%), seguido do Balcão Único SIGOE (62,8%), telefone (53%) e atendimento presencial (21,8%). A Sede Regional no Porto é aquela a que os inquiridos mais recorrem (86,5%), com destaque também para a Delegação de Braga (10,7%). A maioria avaliou o atendimento como “Bom” ou “Muito Bom” (77,9% conjuntamente). Do universo de membros que responderam a este inquérito 34% interagem com a OERN mais de cinco vezes por ano.

ASSUNTOS PROFISSIONAIS

No que concerne dos serviços da OERN adstritos aos assuntos profissionais, os temas de maior interesse são os atos de engenharia por especialidade (75,8%), sessões técnicas no âmbito profissional (69,4%), divulgação de legislação (65,6%), legislação comentada (60,6 %) e notícias sobre a profissão (50,7%). 

FORMAÇÃO

Em relação à área da formação, verificou-se que 54,5% dos participantes neste inquérito não frequentaram ações nos últimos 12 meses, no entanto, dos que frequentam a formação OERN, 41,6% realizaram entre uma e três ações de formação. O formato preferencial para ações é o online síncrono (53,3%), seguido do assíncrono (45,4%). A maioria dos participantes avalia positivamente a oferta formativa, no entanto, cerca de 20% consideram o preço e a relação qualidade/preço apenas como “suficiente”. 

ATIVIDADES E EVENTOS

Para atividades e eventos, as preferências dividem-se entre formato online (51,8%) e presencial (48,2%). Os temas de maior interesse para futuras atividades são Economia e Gestão (51,4%), Inovação e Empreendedorismo (49,9%) e Inteligência Artificial (49,3%), seguidos de Sustentabilidade, Indústria, Ambiente e Cibersegurança.

COMUNICAÇÃO

Relativamente à comunicação OERN, as redes sociais são pouco conhecidas pelos membros, enquanto que o portal institucional apresenta avaliação positiva.

A newsletter enviada periodicamente é aberta por mais de 80% dos participantes neste inquérito e reflete uma boa avaliação.

A OERN agradece a todos os membros da Região Norte que participaram, sendo que os comentários e sugestões recebidas integrarão o sistema de melhoria dos serviços e atividades desenvolvidas na OERN.

Da apreciação pelo Conselho Diretivo dos dados recolhidos assim como registos deixados pelos membros a OERN definiu um conjunto de ações e estratégias a integrar planos de atuação a vários níveis:

1. Definir e implementar estratégias de comunicação específicas sobre as atribuições da OERN, bem como sobre as vantagens efetivas proporcionadas aos seus membros.

2. Promover ações de formação diferenciadoras, orientadas para a melhoria do serviço prestado aos membros pelos colaboradores.

3. Atualizar as FAQs das diversas áreas e desenvolver cadernos de conteúdos dedicados ao movimento associativo.

4. Definir formatos inovadores de conteúdos e de sessões/formações relativos à legislação e à informação técnica relevante para o exercício da profissão.

5. Criar um fórum ético e técnico, interativo entre membros, que permita a colocação de questões e a obtenção de respostas técnicas.

6. Divulgar e promover, junto dos membros, o acesso ao PAP — Ponto de Apoio Profissional, disponível às terças-feiras à tarde mediante marcação prévia.

7. Dinamizar a utilização da assinatura digital com atributos profissionais da Ordem dos Engenheiros.

8. Prosseguir os esforços no desenvolvimento de projetos e iniciativas no âmbito das carreiras, junto de empresas e entidades públicas da Região Norte.

9. Participar na elaboração de documentos e propostas nos domínios da regulação, da defesa e da valorização da profissão.

10. Reforçar a comunicação com Câmaras Municipais e outras entidades públicas sobre o formalismo e a renovação anual do Seguro de Responsabilidade Civil.

11. Continuar a promover a melhoria contínua da oferta formativa e da sua relevância para o exercício profissional.

12. Alargar e diversificar a oferta formativa, integrando temas sinalizados pelos membros, nomeadamente: (clique aqui)

– Ética e Deontologia Profissional;

– Segurança;

– AVAC;

– SCIE;

– Ferramentas informáticas;

– Estruturas;

– BIM;

– Legislação;

– Programação;

– Sustentabilidade;

– Línguas;

– Avaliação imobiliária;

– Empreendedorismo;

– Business Analytics;

– Inteligência Artificial, por um lado, sistemas de IA e por outros, linguagens IA;

– Software – AutoCAD, Revit, Python, modelação 3D entre outros;

– Cibersegurança;

– Contratação Pública.

13. Criar um canal próprio para divulgação de formação, nomeadamente no LinkedIn.

14. Desenvolver atividades e eventos em áreas identificadas pelos inquiridos, incluindo: (clique aqui)

– Economia/Gestão;

– Sustentabilidade;

– Inovação e Empreendedorismo;

– Inteligência Artificial;

– Indústria;

– Cibersegurança.  

15. Prosseguir o planeamento estratégico da newsletter, garantindo consistência nos conteúdos, na imagem e na periodicidade.

16. Explorar novas temáticas e conteúdos técnicos para divulgação, como: (clique aqui)

– Casos práticos;

– Partilha de experiências profissionais;

– Entrevistas;

– Temas técnicos;

– Legislação comentada.

17. Reforçar a proximidade com os membros mediante contactos diretos telefónicos e com maior regularidade.

18. Apoiar e promover a atividade das Delegações Distritais da Região Norte.

19. Continuar a reforçar a notoriedade da Ordem, da Engenharia e dos/as Engenheiros/as.