Daniela Martins é a única representante portuguesa no “Women’s Traditional Fire Training Exchange” (WTREX), organizado pela Unidade Nacional para a Gestão de Riscos de Desastres (UNGRD) da Colômbia e que conta com participantes de 13 países.
São cerca de 80 mulheres que trabalharam técnicas de manuseamento de fogo, combinando saber ancestral e conhecimento técnico em zonas protegidas e reservas naturais, num evento que visa aumentar o conhecimento das profissionais no uso do fogo como ferramenta de gestão da paisagem, de promoção da biodiversidade, conservação da natureza e prevenção de incêndios rurais.
O WTREX tem como objetivo realçar a importância e o crescente papel das mulheres na gestão do fogo rural, promover a igualdade de género e proporcionar uma experiência prática de formação sobre o fogo como um processo natural nos ecossistemas.
Para além disso este evento procura elevar a diversidade de perspetivas, origens e talentos para criar soluções para os complexos problemas atuais relacionados com incêndios, ampliando o conhecimento e a experiência no uso de “fogo bom” e o seu impacto positivo nos ecossistemas.
Fonte: O Amarense

