Partilhe

Há Engenharia às Sextas com Filipe Soutinho

A Delegação Distrital de Viana do Castelo da Ordem dos Engenheiros organiza na sua sede, no próximo dia 26 de setembro, às 18 horas, uma sessão dedica à inovação nos negócios, com Filipe Soutinho

O processo de globalização em que a sociedade se incorpora, conduziu a acelerações constantes do contexto económico, pessoal e familiar.

Filipe Soutinho, consultor de estratégias de inovação, vem dar a conhecer aos participantes a necessidade de, quer, na vida pessoal, quer na profissional, enquadrar e ter um conjunto de princípios, para que seja possível estar presente e contribuir para a sociedade. Estes princípios enquadram-se numa estratégia, que deve ser delineada, revista, e ajustada sempre que pertinente. Deve ser desta forma, que uma organização se deve situar no paradigma da sociedade e dos negócios.

O primeiro passo para inovar é encontrar uma necessidade não satisfeita, se possível numa área que é conhecida ou confortável para o investidor. O processo de inovação passou por várias fases de evolução, começando com a tecnologia, seguindo-se o mercado, a integração de vários stakeholders na cadeia de valor e a difusão dos produtos, serviços, processos e sua comercialização. Agora, o grande paradigma da presente década centraliza-se na Inovação do Modelo de Negócio.

Sobre o orador

Filipe Soutinho é licenciado e doutorado em Engenharia pela Universidade do Minho, onde realizou também o mestrado em design e marketing. Depois de ter trabalhado na indústria têxtil, passou 9 anos como investigador em vários projetos de transferência de tecnologia da Universidade do Minho, com várias empresas nacionais e internacionais. No trabalho como investigador registou 5 patentes, publicou mais de 80 artigos científicos e 3 capítulos de livros. Apresenta 20 anos de experiência nas áreas da Inovação e I&DT enquanto consultor, formador e palestrante nas áreas do: empreendedorismo, criatividade, gestão estratégica, inovação, sistemas de gestão e projetos de investimento/incentivos. Nas áreas referidas, ministrou mais de 2.400 horas de formação em cerca de 70 entidades, desenvolveu já mentorias em mais de 40 modelos de negócio que se transformaram em startups, implementou mais de 30 Sistemas de Gestão da IDI – Investigação desenvolvimento e inovação e estruturou e implementou já cerca 200 projetos de I&D. Foi promotor de vários projetos empresariais na área da Inovação, entre os quais: a IDT Consulting, CIMPA, SabSer e OMA. Foi Diretor Geral da TecMinho entre 2019 e 2021 e Diretor do Departamento de Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo. É auditor Tecnológico e de Inovação e associado fundador da AFI – Associação para o Fomento da Inovação e da ASEE – Associação para a Sustentabilidade e Eficiência Energética. Atualmente é consultor de estratégias de inovação em várias organizações.

+ Notícias

PAINHAS SA recruta Engenheiro/a Eletrotécnico/a

Há sessão de apresentação do Índice Ambiental do Porto

Sebastião Feyo de Azevedo recebe a mais alta distinção atribuída pela Organização dos Congressos Ibero-Americanos de Engenharia Química (CIBIQ)