"Arquitetura e Engenharia Romana" de António Vasconcelos visa dar a conhecer a cultura e civilização romana, num dos seus maiores expoentes: a Arquitetura e a Engenharia.
A cultura, a Arquitetura e a Engenharia Romana são temas de grande interesse para o autor e, dada a sua formação técnica, facilmente reconheceu que sem a Arquitetura Engenharia Romana, não teria sido possível a construção de tantos magníficos e icónicos edifícios, como o Coliseu, o Panteão e a Coluna de Trajano, situados em Roma, que continuam a desafiar o tempo.
PROGRAMA
17H30 | Bento Aires, Presidente do Conselho Diretivo da OERN
17H35 | José Sousa Ribeiro, Diretor da Editora Afrontamento
17H40 | Armando Coelho, Professor Catedrático Jubilado da FLUP e autor do prefácio da obra
17H50 | Humberto Varum, Professor Catedrático da FEUP e autor do prólogo
18H00 | António Vasconcelos, Autor da obra
Esta obra trata também as pontes e aquedutos que os romanos construíram, como a Pont do Gard, junto a Nimes (Sul de França), a ponte de Alcântara, em Espanha no rio Tejo, junto à fronteira com Portugal, e a ponte de Trajano em Chaves e ainda as diversas vias romanas, que permitiram ligar o Império de uma ponta à outra.
Sobre o autor
António Carlos de Andrade Figueiredo Vasconcelos é licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP e Membro da Ordem dos Engenheiros, com o título de Especialista em Transportes e Vias de Comunicação, desde 1998
Foi colaborador da EFACEC, de 1961 a 1997, em áreas ligadas a transportes: Elevadores, Tração elétrica e Sinalização ferroviária. Editou vários livros de divulgação de Engenharia, como autor ou coordenador, entre outros: Troleicarros do Porto, Pontes do Douro e Tejo, Ponte Luis I, Funiculares e Teleféricos de Portugal, Há engenharia nos elevadores.
É também colaborador das revistas "Bastão Piloto", "Elevare" e "O Tripeiro".