Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

DIA REGIONAL NORTE DO ENGENHEIRO 2013

28 de setembro de 2013 | Geral

O Presidente da Região Norte da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, afirmou que vamos pagar caro esta saída de engenheiros portugueses com experiência, e que “num prazo não muito alargado os engenheiros serão novamente procurados e necessários a Portugal”.

As afirmações foram proferidas no Dia Regional do Engenheiro 2013, que decorreu a 28 de setembro na Nave Cultural de Santo Thyrso, em Sto.Tirso.


Fernando de Almeida Santos mostrou-se preocupado com a crescente saída do país de profissionais de engenharia por falta de trabalho em Portugal, referindo que o cenário está longe de ser animador.

“Engane-se quem entende que em Portugal está tudo feito ou que já não há nada para fazer” salientou, reforçando que chegará a altura em que por falta de profissionais no mercado teremos de importar “este recurso de capital humano que é o engenheiro”.

Alertou ainda para a necessidade da saída de profissionais do país ser feita num contexto de internacionalização e não de emigração como está a acontecer, referindo que “o engenheiro português tem que ser entendido como um bem estratégico nacional exportável, sobrelevando a engenharia portuguesa”.

Do ponto de vista da profissão, realçou que cabe à OE o papel de regulamentar a engenharia.“O engenheiro precisa sentir que do ponto de vista profissional no seu desempenho, existe um referencial de atuação que o diferencia em termos de atos e competências”, explicando que uma vez definidas as competências de cada engenheiro “a OE tem condições de estabelecer um Sistema de Desenvolvimento Curricular do Engenheiro ao Longo da Vida através da atualização automática do CV do engenheiro”.

“Esta valorização do percurso profissional de cada engenheiro permitirá uma identidade própria de forma diferenciada do papel de engenheiro por parte do mercado e da sociedade e determinará a credibilidade da OE, enquanto reguladora do exercício profissional dos seus membros como um verdadeiro “selo de confiança curricular”.

À semelhança dos anos anteriores, foram homenageadas personalidades da engenharia portuguesa. Este ano a OERN prestou homenagem aos Engenheiros, João Lopes Porto, responsável, entre outros, pelo projeto do Metro Porto, e António Castro Fernandes, à data presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso.


A sessão de abertura esteve a cargo de José Ferreira Lemos, Presidente da Mesa de Assembleia, que referiu a necessidade dos jovens membros concluírem o estágio e a dificuldade dada a falta de trabalho no setor. “Sem estágio é muito difícil a obtenção de um posto de trabalho, particularmente no Estrangeiro”, acrescentou, deixando um apelo para que os Órgãos da Ordem com competências neste domínio, “pensarem e decidirem uma forma mais rápida de se conseguir a prossecução dos objetivos dos nossos estagiários”.

Pedro Alves, vice-presidente do conselho diretivo, deixou a sugestão de que todas as iniciativas sejam entendidas e utilizadas para o todo, ao serviço do membro, destacando o contributo de notáveis dirigentes (Eng.º Gerardo Saraiva de Menezes e Eng.º Fernando de Almeida Santos) em prol da OE.

Antes do intervalo teve lugar a Palestra proferida pelo vice presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Carlos Neves “Norte 2020 – Estratégia da Região para o futuro”.

O Dia Regional Norte foi ainda dedicado à Receção aos novos Membros da OERN, à outorga a membros seniores e à Distinção a Membros que completaram 10 e 25 anos de inscrição.

Galeria de Imagens

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte