Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Tardes de Geográfica - Riscos Naturais e Tecnológicos

14 de junho de 2011 | Engenharia Geográfica

A última sessão das Tardes de Geográfica, e consequente encerramento do Mês dedicado à divulgação da engenharia geográfica, teve lugar no passado dia 08 de Junho.

Nesta sessão que versou sobre os Riscos Naturais e Tecnológicos, foram debatidos alguns dos riscos existentes e seu tratamento em ambiente SIG, a organização da resposta face aos riscos e sistemas integrados de resposta a situações de emergência.

Moderada pela Eng.ª Ana Fonseca, Presidente do Colégio Nacional de Engenharia Geográfica, e pela Eng.ª Ana Teodoro, Vogal do Colégio de Engenharia Geográfica da Região Norte, esta sessão teve como oradores:Joaquim Pais Barbosa da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; Salvador de Almeida, Director Municipal de Bombeiros e Protecção Civil da C.M. Vila Nova de Gaia e Comandante dos Bombeiros Sapadores; Rui Moura Professor Auxiliar na FCUP e Investigador do Centro de Geologia da UP; Joaquim Alonso do IPVC; o Director de Serviços de Defesa da Floresta da AFN, Rui Almeida, e José Teixeira Leite, Comandante Operacional Distrital da Autoridade Nacional Protecção Civil.

Joaquim Pais Barbosa dedicou a sua apresentação ao tema da erosão costeira, dando a conhecer as transformações ocorridas ao longo dos anos e algumas soluções/alternativas para a protecção costeira. A cartografia de risco no plano municipal de emergência de Vila Nova de Gaia, os riscos naturais e tecnológicos foi apresentado por Salvador de Almeida.

Na sua intervenção Rui Moura incidiu nas cartas de perigosidade geológica da zona histórica do Porto. Já Joaquim Alonso deu a conhecer o Projecto Protec/Georisk cujo objectivo era o desenvolvimento de um sistema de informação, análise e monitorização dos riscos para o Alto Minho, como instrumento de suporte ao planeamento do território.

Rui Almeida e Teixeira Leite centraram as suas intervenções no Risco, nomeadamente a percepção de risco, a perigosidade e o risco de incêndio florestal em ambiente SIG, e os riscos naturais e tecnológicos, análise dos riscos e consequências.

Apresentações

Joaquim Pais Barbosa

Salvador de Almeida

Rui Moura

Joaquim Alonso

Rui Almeida

José António Teixeira Leite

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte