Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Seminário Cidades mais Inteligentes

13 de maio de 2011 | Engenharia Civil

A Iniciativa Construção Sustentável promoveu no passado dia 10 de Maio, no auditório do Museu D. Diogo de Sousa, em Braga, o seminário “Cidades mais inteligentes” onde abordou a sustentabilidade urbana e da construção.

O encontro que encheu o auditório foi organizado em parceria com a delegação de Braga da Ordem dos Engenheiros, da Agência para a Energia (ADENE), da IBM, da Associação Industrial do Minho, da Universidade do Minho e da Câmara Municipal de Braga, e contou as intervenções dos representantes das referidas instituições.

  

Lívia Tirone, da Iniciativa Construção Sustentável, considerou que Portugal pode ser um dos países mais prósperos da Europa se souber transformar de um modo descentralizado e equitativo os seus recursos endógenos renováveis. Em relação ao sector da construção a responsável pela iniciativa Construção Sustentável afirma que arquitectos e engenheiros devem trabalhar em conjunto, com objectivos comuns, sendo necessário que todos trabalhem em prol de uma prosperidade renovável.  

Sobre a certificação energética e a reabilitação urbana falou Francisco Passos da ADENE, que destacou o trabalho feito no campo da certificação energética resultante da Directiva Europeia para a Eficiência Energética dos Edifícios, cujos objectivos europeus passam pela redução de 20% nas emissões de efeitos de estufa, no aumento de 20% de energia proveniente de fontes renováveis e no aumento de 20% da eficiência energética. Francisco Passos incidiu ainda sobre as propostas de medidas de melhoria nos certificados “uma mais-valia clara do trabalho do perito”, apresentando o Projecto Europeu REQUEST, que visa o fácil acesso às medidas de melhoria recomendadas nos certificados energéticos, e estreitar a cadeia de valor entre os proprietários e as suas empresas e os peritos qualificados e as entidades reguladoras.

António Pires dos Santos abordou o tema das redes inteligentes em suporte das cidades inteligentes, as “smarter cities” - ligar a infraestrutura Física de uma cidade com as infraestruturas Sociais e de Negócios, usando a infraestrutura de Sistemas de Informação para criar valor acrescentado e tornar a cidade mais inteligente. Seguiu-se a intervenção de Pedro Santos, da Selfenergy, sobre o papel das energy services companies (ESCO) na descentralização da transformação de energias renováveis.

No seminário participaram também o Presidente da Ordem dos Engenheiros Região Norte, Fernando de Almeida Santos, a Delegada Distrital de Braga da OERN, Rosa Maria Costa, o Presidente da AIMinho, António Marques, e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Braga, Vítor Sousa.

 

Apresentações

Lívia Tirone

Francisco Passos

António Pires dos Santos  

Pedro Santos

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte