Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

OERN reforça ligação aos estudantes de engenharia

25 de novembro de 2014 | Geral

Mantendo uma das suas principais linhas de atuação, ligação às universidades e aos estudantes de engenharia, a Região Norte da OE tem procurado aproximar-se dos futuros engenheiros, discutir novas soluções e desmistificar as ideias negativas que começam a criar-se em torno da engenharia.

Nesse sentido, promoveu o Dia da OE na UTAD, a 18 de novembro, que além de esclarecer acerca dos procedimentos de admissão à OE abordou questões como a empregabilidade e as oportunidades no acesso ao mercado de trabalho para os jovens profissionais.

Fernando de Almeida Santos, Presidente da Região Norte da OE, alertou para a falta de procura de cursos de engenharia, que aliada ao número crescente de profissionais que optam por emigrar, “leva a crer que em poucos anos haja falta de engenheiros no nosso país”. Na sua intervenção o Presidente da Região Norte apelou também à participação ativa dos estudantes na OE.

Fontainhas Fernandes, Reitor da UTAD, destacou a necessidade de uma cooperação entre a OE e a UTAD numa maior ligação às escolas secundárias e na projeção da OE, mostrando “que a engenharia é um curso com empregabilidade”.

 


Aproveitando também o Dia Europeu do Engenheiro a OE organizou, a 20 de novembro, uma campanha de sensibilização sobre a Engenharia nas escolas de todo o país. 

Na Região Norte associaram-se as escolas Aurélia de Sousa, no Porto, Prof. João Meira, em Guimarães, e Escola Secundária de Monserrate em Viana do Castelo, com um registo de participação de 430 estudantes. Esta iniciativa procurou suscitar o interesse e estimular os jovens para a área das ciências e tecnologias, criando neles a curiosidade para descobrirem um pouco mais sobre este mundo e, especialmente, sobre a Engenharia.

 


Filme OE Sonha e Faz 


De 18 a 20 de novembro a OERN também esteve presente em mais uma edição da FEUP CAREER FAIR, para esclarecer dúvidas sobre a avaliação/acreditação dos cursos de engenharia, assim como quais os procedimentos de admissão dos estudantes na Ordem.

Bento Aires, Coordenador do Grupo de Jovens Engenheiros da Região Norte e vogal do Colégio de Engenharia Civil, proferiu uma palestra sobre o Reconhecimento profissional e a Admissão à Ordem dos Engenheiros, onde afirmou a importância da engenharia e “que ainda há muito a fazer e a melhorar”.

 

Através das intervenções dos representantes institucionais da OERN, estes eventos permitem aos alunos e profissionais de engenharia consciencializarem-se da importância da OE na qualificação profissional, na promoção, defesa e reconhecimento da engenharia. 


Acompanhe-nos em www.facebook.com/OERNorte






2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte