Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Engenheiros debatem o papel da OE

24 de setembro de 2014 | Geral

A Delegação de Braga da Ordem dos Engenheiros da Região Norte promoveu ontem, no Museu D. Diogo de Sousa, em Braga, uma sessão-debate sobre o “Papel da OE no contexto atual”.

A sessão moderada pelo vice-reitor da Universidade do Minho, José Mendes e com intervenções de Monteiro de Castro, Projegui; Alexandra Feliz, O Feliz- Metalomecânica; e Pedro Coelho Lima, da Coelho Lima Engenharia, procurou dar resposta a questões como a relevância da OE na sociedade, a OE como proposta de valor para engenheiros e empregadores, e o seu papel no processo de desenvolvimento do país.  

Na sua intervenção, a Delegada Distrital, Rosa Maria Costa, mostrou-se preocupada com os dados das candidaturas de acesso ao ensino superior e respetiva falta de alunos nas universidades e politécnicos nas áreas de engenharia. “O que explica o desinteresse dos jovens pelas áreas de engenharia e particularmente civil?” questionou, acrescentando ainda que a OE tem de fazer o seu trabalho indo junto das escolas e alunos.

Para Monteiro de Castro esta situação requer um processo de intervenção imediata. “É preciso fazer ver aos responsáveis do país que estas indefinições acarretam problemas graves”, afirmando ainda que é necessário que a OE desenvolva um papel mais ativo junto das universidades e seus membros.

No mesmo sentido, Pedro Coelho e Lima afirmou que existe dificuldade em tornar a engenharia apelativa, existindo um défice de notoriedade. O engenheiro referiu ainda que “ a OE deve ser o garante que os atos de engenharia são praticados por engenheiros inscritos na OE”.

No período de debate foi possível escutar ainda algumas intervenções da assistência que realçaram a necessidade de aproximar a OE aos jovens e a mediatização da engenharia.

Alexandra Feliz destacou os trabalhos desenvolvidos quer em Portugal quer no estrangeiro, referindo a qualidade da engenharia portuguesa, assim como o trabalho desenvolvido pela Região Norte da OE na aproximação às escolas de engenharia.

Depois de Porto e Braga, esta temática será ainda alargada aos distritos de Viana do Castelo, Vila Real e Bragança. 

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte