Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

A regionalização em discussão na OERN

17 de setembro de 2014 | Geral

A Sede da Região Norte recebeu ontem uma sessão debate que discutiu temas como os novos desafios da gestão e planeamento territorial, tendo como oradores convidados Luís Valente Oliveira (ex-ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação), Ricardo Rio (Presidente CM Braga) e Emídio Gomes (Presidente CCDR-N), numa moderação de Carlos Brito, provedor do Engenheiro da Região Norte.

O Presidente da CM Braga iniciou a sua intervenção com uma breve abordagem à atual realidade da região e suas potencialidades, onde referiu que para um modelo de gestão territorial mais favorável é necessário atender às diferenças dentro da Região.

Ricardo Rio deixou ainda a indicação que “é fundamental para o país e regiões que o modelo da regionalização seja adotado”.

No mesmo sentido Valente Oliveira afirmou que “a regionalização é benéfica para Portugal” evidenciando alguns pontos favoráveis como o desenvolvimento das regiões e uma maior participação da população na política e realçando que é aos autarcas que cabe este movimento.

O Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Emídio Gomes, deixou uma serie de questões pertinentes à audiência tais como: porque é que os impactos da crise se sentem mais cedo no Norte? E como é que esta região com todos estes problemas é a única que sustenta o país com saldo positivo na balança comercial? 




2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte