Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

OE recebe Sociedad Colombiana de Ingenieros

10 de março de 2014 | Geral

A Ordem dos Engenheiros (OE) recebeu, entre 5 e 8 de março, uma delegação da Sociedad Colombiana de Ingenieros, composta pela sua Presidente, Eng.ª Diana Maria Espinosa Bula, e pelo Vice-presidente, Eng. Hernando Monroy Benítez.

Com o objetivo de fomentar as relações estabelecidas no contexto do protocolo OE-SCI e de criar condições ao exercício da profissão dos Engenheiros portugueses na Colômbia, esta visita incluiu diversas atividades de trabalho, das quais se destaca o Encontro Bilateral, realizado Porto, com vista à discussão de modelos de cooperação entre estas organizações; e o Seminário: Colômbia Oportunidades e Engenharia, no Porto e em Lisboa.

 

Seminário: Colômbia - Oportunidades e Engenharia

“A Colômbia necessita de engenheiros com conhecimentos ao nível de algumas infraestruturas, como pontes, viadutos e túneis, que não dominamos, porque só agora estamos a iniciar o seu desenvolvimento” afirmou a presidente da Sociedad Colombiana de Ingenieros, Diana Maria Espinosa Bula, no seminário Colômbia: Oportunidades e Engenharia, que decorreu a 05 de março na sede da Região Norte.

Diana Espinosa, alertou também para a necessidade de cumprimento da lei colombiana, que prevê que as empresas estrangeiras ali instaladas tenham que ter nos seus quadros um mínimo de 80% de técnicos colombianos.

Fernando Almeida Santos, Presidente da Região Norte da OE, salientou a boa relação que tem vindo a ser desenvolvida entre as instituições, destacando a excelente oportunidade que a necessidade de construção na Colômbia. “Em conjunto o português e o espanhol são a língua mãe mais falada no mundo, excetuando o hindu e mandarim, pelo que não restam dúvidas que o engenheiro é um engenheiro da globalização e que pode usufruir desta grande oportunidade”, afirmou.

 

 

No mesmo sentido o Bastonário da OE, Carlos Matias Ramos, afirmou que “ a OE tem potenciado a internacionalização, a mobilidade e aproximação de engenheiros numa lógica de reciprocidade e parcerias”.

Perante uma casa cheia, o seminário contou, ainda, com as intervenções do vice-presidente da SCI, Hernando Benítez, do vogal, Luis Orlando Muñoz, do Conselheiro Económico e Comercial da Embaixada de Portugal em Bogotá, Miguel Crespo, de Ricardo Reis, Mandatário da OE na Colômbia e de Fernando Roseira, administrador da Mota-Engil.

Antecedido de um Encontro Bilateral entre as duas Associações Profissionais, este seminário integrou um programa que incluiu uma visita às obras de construção da barragem de Foz Tua.

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte