Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

11.º CONGRESSO INTERNACIONAL DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO (CIS2014)

01 de julho de 2014 | Geral

Realizou-se a 06 e 07 de março, na fundação Dr. António Cupertino de Miranda, mais uma edição do Congresso Internacional de Segurança e Saúde do Trabalho.

 “A segurança e saúde do trabalho é um ativo nacional”, foi com esta afirmação que o Presidente da Região Norte da OE, Fernando de Almeida Santos, iniciou a sua intervenção.

 Para Fernando de Almeida Santos “a falta de trabalho em Portugal não é eterna e a retoma futura de determinado tipo de setores da indústria não ligeira ou mesmo de construção mostrarão se realmente a segurança de trabalho é um ativo implícito na produção e por tal um verdadeiro fator de produtividade. Acredito que sim!”

 O presidente da OERN referiu ainda que a segurança e higiene no trabalho têm ainda que de forma não exclusiva muito de engenharia e portanto exercida por engenheiros, e que nesse sentido, a OE assume-se como parceiro na discussão e busca de soluções estratégicas nas matérias em causa”.

 

“Entendemos que devem ser desenvolvidos normativas específicas complementares à legislação, preferencialmente por setor de atividade”, afirmou.

 Para Pedro Pimenta Vaz, inspetor geral de trabalho, sem segurança e saúde no trabalho “não há competitividade, como não há produtividade, logo não há desenvolvimento”.

A iniciativa, dedicada ao tema “Mais Segurança e Saúde no Trabalho, Mais Qualidade do Trabalho e Mais Competitividade”, contou com a participação de vários especialistas e representantes de organizações nacionais e internacionais, com destaque para a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Agência Europeia para a Segurança e Saúde do Trabalho (AESST), a Associação Internacional da Segurança Social (AISS) e a Fundação Europeia para a Melhoria de Condições de Vida e de Trabalho (FEMCVT).

 Dietmar Elsler, Gestor de projetos na Unidade de Prevenção e Investigação da Agencia Europeia para a SST, referiu-se ao stress como um dos grandes problemas de saúde e segurança no trabalho, destacando a importância de passar não só uma imagem de segurança mas também de saúde às empresas.

 Uma outra perspetiva foi abordada por Erika Mezger, Diretora Adjunta do Eurofound – Fundação Europeia para a melhoria de condições de vida e de trabalho, que falou sobre o envelhecimento afirmando que com os dados demográficos atuais a duração de vida de trabalho é enorme na Europa.

 O envelhecimento ativo; a qualidade de vida no trabalho; os indicadores de gestão da segurança e saúde no trabalho; o dinamismo e simplificação das metodologias de avaliação de risco; o impacto da legislação na definição de novas estratégias de prevenção do risco profissional; os novos riscos emergentes; os novos desafios colocados na construção civil ao nível da segurança no trabalho; a emergência de atuação nos riscos decorrentes do altíssimo grau de mobilidade terrestre e a emergência da consolidação da Segurança e Saúde no Trabalho na qualidade e competitividade foram alguns dos assuntos abordados neste CIS2014.

Mais uma vez o Congresso Internacional de Segurança e Saúde no Trabalho organizado em parceria pela OERN, ACT e APSET, resultou num enorme sucesso.

 

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte