Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

APRESENTAÇÃO DO MANUAL DE CADASTRO PARA A ILUMINAÇÃO PÚBLICA

14 de fevereiro de 2014 | Geral

O auditório da Câmara Municipal de Matosinhos recebeu a 13 de fevereiro, a sessão de apresentação do Manual de Cadastro para a Iluminação Pública, organizada pelo Centro Português de Iluminação (CPI) em colaboração com a Ordem dos Engenheiros-Região Norte e a Câmara Municipal de Matosinhos.

O manual, seus critérios, recursos e metodologia, a atual situação, os impactos da ausência de cadastro, o futuro próximo da Iluminação Pública em Portugal, a evolução legislativa no domínio das instalações elétricas e atos de engenharia, foram algumas das questões abordadas.

O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, salientou na sessão de abertura que na Câmara de Matosinhos um dos maiores consumos é exatamente a energia elétrica sendo necessário introduzir um fator de racionalização. “O lucro não é só aquilo que se ganha, mas aquilo que se poupa. Por isso, temos que otimizar as nossas contas energéticas”, acrescentou.

   

Na sua intervenção o vice-presidente da Região Norte da OE, Eng.º José Manuel Freitas, abordou a evolução legislativa nos domínios das instalações elétricas e atos de engenharia, dando a conhecer algumas das propostas da OE. A obrigatoriedade de projeto para as instalações elétricas; a plena responsabilidade aos engenheiros eletrotécnico e engenheiros técnicos de energia e sistemas de potência inscritos nas Associações Profissionais; e a obrigatoriedade de inspetores serem reconhecidos pelas Associações Profissionais foram algumas das conclusões apresentadas.

Entre os oradores convidados para a apresentação encontravam-se o Eng. Vítor Vajão, Presidente do CIP, Eng. Alberto Van Zeller, coordenador do Grupo de Trabalho do Cadastro (GT Cadastro) e Vice-Presidente do CPI, Dr.ª Sandra Cunha, geógrafa e membro do GT Cadastro, Eng. Vítor Ribeiro, docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte