Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT)

05 de dezembro de 2012 | Engenharia Geográfica

No passado dia 5 de Dezembro 2012, decorreu nas instalações da OE da Região Norte, uma sessão temática dedicada à “Utilização de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) para produção de cartografia de baixo custo”.

Um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), também conhecido como UAV (Unmanned Aerial Vehicle), é todo e qualquer tipo de aeronave que não necessita de piloto para ser dirigido. O voo é controlado automaticamente por computadores a bordo do avião, por navegador de controlo remoto ou ainda por um piloto localizado em terra ou noutro veículo. Existem VANTs de inúmeras formas, tamanhos, configurações e características. Inicialmente foram utilizados para fins militares (principalmente em missões perigosas para serem executadas por humanos), sendo que atualmente as suas aplicações estão diversificadas e amplamente usadas na comunidade civil: deteção remota (utilizam diversos sensores: espetro magnético, químicos, biológicos, raios gama...), vigilância aérea (monitorização de grandes áreas a baixo custo, cartografia de incêndio, vigilância de animais, segurança rodoviária e de condutas de gás...), exploração mineral (cartografia geológica, detecção de recursos naturais no subsolo...), transportes, investigação científica, entre outras.

 

VANT, aliados à fotogrametria, representam uma tecnologia emergente que fornecem uma plataforma inovadora e flexível para a aquisição de imagens aéreas. Fáceis de usar, os VANTs fornecem aos utilizadores a capacidade de criar ortofotos e Modelos Digitais de Superfície a partir de imagens aéreas em áreas de tamanho médio, recursos anteriormente acessíveis apenas a custos mais elevados e com longos ciclos de planeamento. Assim, a utilização da tecnologia VANT nas áreas da fotogrametria e cartografia apresenta uma relação custo/beneficio bastante atrativa, face aos custos de aquisição de informação cartográfica tradicionais.


Programa 

Moderador
Engº José Alberto Gonçalves - OE/FCUP

14h30
Sessão de abertura

14h45
O programa PITVANT de I&
Engº João Tasso de Sousa, FEUP

15h10
Algumas técnicas de fotogrametria de curta distância: vantagens, desvantagens e exemplos de aplicação
Dr. Renato Henriques, Departamento de Ciências da Terra da Universidade do Minho

15h35
RPA's e UAV's de baixo custo, considerações sobre operacionalidade e certificação
Engº Hugo Palma, GLW, lda

16h00
Intervalo

16h30
VANT de Código Aberto: Estudos fotogramétricos preliminares realizados com o Arducopter Hexa
Engº Nelson Pires, FCUP

16h55
Sistemas Aéreos Pilotados
Eng.º Jorge Tavares, EUROCAE WG93 C3 FocusGroup Leader


17h20
Debate e encerramento

 

Inscreva-se preenchendo o seguinte formulário

 

Mais informações:
Ordem dos Engenheiros Região Norte
Rua Rodrigues Sampaio, 123
4000-425 Porto
T - 22 207 13 00
F - 22 203 96 47
Email - eventos@oern.pt

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte