Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Inauguração Barragem Bemposta e Picote

01 de março de 2012 | Geral

A EDP inaugurou no dia 27 de Fevereiro os reforços de potência das barragens de Bemposta e Picote. Estes dois projetos, os primeiros a entrar em funcionamento num conjunto de 12, vão permitir ao país uma poupança anual de 30 milhões de euros nas exportações de eletricidade.

A cerimónia de inauguração decorreu num espaço subterrâneo da barragem de Picote, e contou com a presença de autarcas locais, e o ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas. A Ordem dos Engenheiros também marcou presença através do Presidente do Conselho Directivo da Região Norte, Fernando de Almeida Santos.

Estas obras mostram a importância do plano nacional de barragens, e representam um investimento total de 300 milhões de euros que permitem “reforçar em 4% a produção hidroeléctrica do país, optimizando infra-estruturas existentes e garantindo o melhor aproveitamento das águas do Douro”, sublinhou o administrador da EDP, Manso Neto.

 

Na mesma ocasião, foi assinado um protocolo entre a EDP e a Associação Nacional de Municípios. Miguel Relvas considerou a assinatura do protocolo um bom exemplo de maturidade da nossa democracia.

As obras de Picote II e Bemposta II criaram cerca de 3.000 postos de trabalho, dos quais 750 diretos, sendo 19% locais. Envolveram na construção 112 empresas, muitas delas PME, das quais 13% locais, referiu o Director de Projecto António Freitas da Costa.

Tendo a EDP como Gestor e Projectista da Obra estes projectos envolveram várias empresas de referência. No caso de Picote, os principais trabalhos de construção estiveram a cargo da MSF e da Opway, enquanto que o fornecimento e montagem dos equipamentos instalados coube à Voith Hydro/Siemens. A fiscalização das obras e a coordenação da segurança estiveram a cargo da Consulgal e da Tecnoplano.

Na Bemposta, a construção civil coube à Somague, como fornecedoras de equipamentos esteve o consórcio Andritz Hydro/Ensulmeci, a Fase na fiscalização das obras e a Tabique na coordenação de segurança em obra.

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte