Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Colégio de Engenharia Geográfica da Região Norte promove sessão dedicada à Topografia

20 de junho de 2012 | Engenharia Geográfica

Topografia, Perspetivas e futuro foi o tema em análise na sessão realizada no dia 19 de Junho, no auditório da Ordem dos Engenheiros Região Norte, promovida pelo Colégio de Engenharia Geográfica da Região Norte. 

Nesta sessão foi analisada a evolução das técnicas de posicionamento e evidenciados os constrangimentos que ainda se fazem sentir no mercado de trabalho.

João Casaca, Membro Conselheiro da OE, começou por enquadrar historicamente o tema referindo que a Engenharia e a Topografia estão ligadas desde o século XVI, e que um bom engenheiro não é engenheiro sem conhecer a topografia.

Seguiu-se a intervenção de Nuno Lima, do LNEC, dedicada à aplicação da Topografia na monitorização de grandes obras de Engenharia, onde destacou a importância da análise das condições de segurança de grandes estruturas de engenharia civil quer na fase inicial de projeto e construções quer posteriormente em fases de exploração, reabilitação ou reforço. “A observação topográfica/geodésica é parte importante dessa análise, e a monitorização atempada poderá evitar danos irreparáveis, perdas de vidas humanas e custos de perda ou de exploração”, acrescentou.

  

Luís Santos, Leica GeoSystems, abordou as novidades e perspetivas de desenvolvimento futuro, referindo que a realidade económica atual e o rápido surgimento de tecnologia conduzem a que as empresas invistam na convergência de esforços e integração de sistemas, conduzindo a grandes mudanças no mercado. “A pronta reação às tendências tecnológicas, a capacidade de a integrar e gerar produtos que representem uma mais-valia para o utilizador, representará um desafio diário”. 

A Topografia Municipal vs Atualização cartográfica foi o tema da apresentação de Alexandrina Meneses da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, que deu a conhecer o trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Informação Geográfico desde 1998 até ao presente, assim como a utilização e vantagens de alguns serviços, como a plataforma de acesso/disponibilização de informação e gestão de fluxos de trabalho geográfico – Mirante.

José Trovisco, Fase, Estudos e Projectos, S. A. analisou o contributo da Topografia para o desenvolvimento sustentado do país no âmbito do planeamento e ordenamento e o rumo da topografia no mercado empresarial, e vias para o seu relançamento tais como o lançamento pelo governo de novos concursos de execução de cadastro predial e a internacionalização.

A última intervenção esteve a cargo César Almeida, Emílio Azevedo Campos, Lda, que deu a conhecer alguns constrangimentos na prática de Topografia como as Coordenadas de pontos sem informação adicional, a dependência dos softwares de campo/gabinete para as transformações de coordenadas e as deficiências ao nível do domínio da aquisição de dados georreferenciados.

 

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte