Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

OERN celebra 20 anos da inauguração da Ponte Ferroviária de S.João no Porto

04 de julho de 2011 | Engenharia Civil

A sede da Ordem dos Engenheiros - Região Norte acolheu no passado dia 28 de Junho, um painel comemorativo para assinalar os 20 anos da inauguração da Ponte Ferroviária de S. João no Porto, promovido pela Especialização em Transportes e Vias de Comunicação com o apoio da OERN e na qual participaram cerca de sessenta pessoas.

 

Projectada pelo Engenheiro Edgar Cardoso e inaugurada a 24 de Junho de 1991, a Ponte S. João, é uma notável obra de engenharia com o seu vão central de 250 metros, sobre o rio Douro, que detém ainda hoje o recorde mundial em pontes deste tipo.

 

O evento iniciou com a inauguração de uma exposição fotográfica alusiva à construção da Ponte, designada “Ponte S. João - 20 anos 20 imagens”, que estará patente na sede a OERN até ao fim de Agosto. Também no mesmo momento foi distribuído gratuitamente um folheto de 8 pg “Ponte São João, 1991-2011”, editado pela OERN.

   

 

A abertura da sessão comemorativa contou com as intervenções do Presidente do Conselho Directivo da OERN, Eng.º Fernando de Almeida Santos, e Eng.º Jorge Zuniga, Coordenador da especialização em Transportes e vias de Comunicação.

A obra atravessou os governos da Aliança Democrática (1979-83), do Bloco Central (1983-85) e do PSD (1985-95), conheceu 3 primeiros-ministros (Pinto Balsemão, Mário Soares e Cavaco Silva), 2 presidentes da República (Ramalho Eanes e Mário Soares) e vários ministros na pasta das Obras Públicas. “A obra nasce com o país relativamente debilitado financeiramente, mas ainda com credibilidade para pedir dinheiro emprestado”, recordou Carrasquinho de Freitas, engenheiro da REFER e ex-vogal do Gabinete do Nó Ferroviário do Porto.

 

Na sua intervenção, o Prof. Fernando Branco, do Instituto Superior Técnico, deu a conhecer as intervenções e a correcção dos apoios dos pilares da Ponte, destacando que esta ponte “foi a última grande ponte calculada com recurso a modelos físicos e foi a primeira calculada com métodos numéricos e com recurso a computador”.

 

O Eng.º Carlos Ferraz do Gabinete de Engenharia Edgar Cardoso lembrou a vida e obra do Professor, destacando alguns dos marcos mais importantes.

 

Em representação do consórcio encarregue da construção (ACE Ferdouro) os engenheiros Joel Viana de Lemos e Luís Afonso relembraram os aspectos mais relevantes e inovadores da construção.

 

Os engenheiros Almeida Fernandes do LNEC, e de José Clemente da REFER incidiram sobre o desempenho em serviço da estrutura, respectivamente a monitorização do comportamento estrutural e as necessidades de conservação.

 

No final o Bastonário da OE, Carlos Matias Ramos, felicitou a iniciativa e os oradores intervenientes. Realçou ainda que sendo a engenharia uma profissão de confiança pública deve ser exercida por profissionais de elevada e reconhecida competência.

 

A sessão terminou com um Porto de Honra oferecido pela OERN.

 

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte