Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Conferência Internacional QUATIC 2010

14 de setembro de 2010 | Geral

De 29 de Setembro a 2 de Outubro de 2010 vai decorrer na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) a 7ª edição do QUATIC, evento que irá debater a melhoria da qualidade dos processos, produtos e serviços baseados em TIC e a sua importância crucial para o aumento da competitividade das empresas. Promovido pela Comissão Sectorial para a Qualidade nas Tecnologias de Informação e Comunicações do Instituto Português da Qualidade, a organização cabe à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, à Universidade do Minho e a outras entidades representadas nessa Comissão.

 

Dirigida aos investigadores e aos profissionais das Tecnologias da Informação e Comunicações, quer de empresas do sector das TIC quer de departamentos de informática das empresas e restantes organizações – como directores e engenheiros de qualidade, engenheiros de testes, responsáveis de departamentos de TI e engenheiros de software - a QUATIC conta com a participação de especialistas de mais de 20 países, combinando uma vertente científica e uma vertente profissional em paralelo. O objectivo passa por reforçar as competências dos profissionais com vista à obtenção de benefícios da qualidade nas TIC associados à redução de custos, à melhoria dos serviços TIC, da satisfação do cliente interno e externo, da produtividade e da competitividade.

 

O programa compreende comunicações de oradores convidados, tutoriais, painéis e apresentações de trabalhos de investigação e casos práticos seleccionados. Confirmadas estão já as presenças dos seguintes oradores convidados: Stephen B. Seidman (College of Science, Texas State University), Antonia Bertolino (CNR/ISTI), Karol Frühauf (INFOGEM), Ana Moreira (FCT/UNL), Coral Calero (Universidad de Castilla-la-Mancha), Neil McBride (De Montfort University), Parastoo Mohagheghi (SINTEF), Michel Wermelinger (The Open University), Panagiotis Sfetsos (Alexander Technological Educational Inst., Thessalonki), Knut Blind (TU Berlin / Erasmus University), Michel Chaudron (TU Eindhoven), Stefania Gnesi (CNR/ISTI).

 

Um tutorial de 1 dia sobre o modelo CMMI será apresentado por Jay Douglass, principal responsável do SEI/CMU na Europa. Nos painéis, as mais recentes tecnologias de gestão do ciclo de vida das aplicações para obtenção de ganhos de produtividade e qualidade são apresentadas por especialistas da Microsoft e IBM, e iniciativas ibero-americanas para melhoria do processo de desenvolvimento de software, com forte impacto na qualidade e competitividade do sector das TIC, são apresentadas por responsáveis do Brasil, México, Espanha e Portugal.

 

As inscrições decorrem até 24 de Setembro.

Desconto de 20% para membros da OE

 

Mais informações em:

www.fe.up.pt/quatic2010

 

 

 

2019 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte