Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Economistas desafiam engenheiros

05 de maio de 2020 | Geral

Após o lançamento das conferências online Há Engenharia fora da caixa”,  apresentamos um mini ciclo de conferências de economia para Engenheiros, em contexto de crise. O que devem os engenheiros esperar no futuro? Como fazer face aos novos desafios económicos? As perguntas e as respostas de uma painel de economistas que partilham a visão económica do futuro pós covid-19.

 

Inscreva-se em cada uma das sessões e participe.

 

Convidados

 

 

 

19 de Maio -  Inscrição aqui

Moderadores: Borges Gouveia, membro Conselho Diretivo da OERN

António Nogueira Leite é Economista e foi Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças (1999-2000). Durante a sua carreira exerceu diversos cargos em várias empresas.  Atualmente, além de presidente do Conselho de Administração da Sociedade Ponto Verde, é professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Nogueira Leite exerce ainda o cargo de administrador da HipogesIberia, S.A. e da EDP Renováveis, S.A (não executivo), membro do Advisory Board da Incus Capital (Madrid) e Presidente da Fórum Oceano - Associação da Economia do Mar.

 

 

 

 

 

26 de Maio - Aceda à sessão aqui

Moderador: Borges Gouveia, membro Conselho Diretivo da OERN

Carlos Costa é Professor Catedrático e Diretor do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT) da Universidade de Aveiro. É Editor-Chefe da Revista Turismo & Desenvolvimento/Journal of Tourism and Development (SCOPUS) e Editor Associado da Tourism Review (SCOPUS) e do Journal of Destination Marketing Management (SCOPUS).

É regularmente membro das equipas de avaliação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e é relator da Agenda de Investigação e Inovação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e ainda Diretor Técnico-científico da empresa spin-off em turismo ‘idtour-unique solutions’.

 

 

 

 

 

2 de Junho -  Inscrição aqui

Moderador: Borges Gouveia, membro Conselho Diretivo da OERN

Engenheiro Eletrotécnico, Mestre em Economia pela NOVASBE e Pós-Graduado em Gestão Geral pela Universidade de Stanford e em Gestão Bancária pelo INSEAD(2001). Frequentou ainda o Curso para Administradores não Executivos do IPCG.  Foi engenheiro de projectos da Direção Geral da Aeronáutica Civil, engenheiro de redes da EDP, técnico do Banco de Fomento Nacional, gestor de empresas e bancos, Presidente Executivo da CGD, Banco BIC Português e Bancos de Fomento em Angola e Moçambique, Administrador não executivo e Presidente da Comissão de Auditoria da NOVABASE SGPS, Membro do Supervisory Board da Royal Lankhorst -Euronete Group(Holanda). Foi Assistente de Produção e Transporte de Energia Eléctrica no IST,Professor Associado Convidado de Economia Industrial na NOVASBE, Chairman da NOVA FORUM-SBE Executive Training Center e Professor Catedrático Convidado de Economia e Gestão no DEG-IST.  Foi Ministro do Trabalho e Segurança Social(1985-87) e Ministro da Industria e Energia(1987-95) É membro conselheiro da Ordem dos Engenheiros e da sua Comissão de Especialização em Engenharia e Gestão Industrial e membro da Ordem dos Economistas.

 

Atualmente é Chairman da BYND VENTURE CAPITAL SA, Membro do Conselho Geral e Presidente dos Conselhos da Industria e Energia da CIP - Confederação Empresarial de Portugal,  Consultor da FNWAY CONSULTING nos projectos de Investigação, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação para as empresas e associações empresariais, Membro do Advisory Board da Leadership Business Consulting, Membro do Advisory Board da Savannah Portugal e Professor de Economia e Gestão do DEG-IST para os cursos de formação de executivos do Técnico - Instituto de Formação do IST.

 

 

 

 

16 de Junho -  Inscrição aqui

Moderador: Borges Gouveia, membro Conselho Diretivo da OERN

É licenciado em Economia, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e doutorado em Economia, pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa. Entre 1970 e 1999 foi assistente e professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, entre 1988 e 2000, do Instituto Superior de Estudos Empresariais da Universidade do Porto (ISEE) e, desde 2000, da Escola de Gestão do Porto, onde exerceu funções como presidente da direção, até 2009. Ulteriormente, foi presidente do Conselho de Representantes da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, onde também ensinou.

Foi ministro da Economia do XIII Governo Constitucional, com António Guterres como primeiro ministro, entre 25 de outubro de 1995 e 28 de março de 1996. Entre 2009 e 2019 foi diretor-geral da COTEC Portugal. A macroeconomia é a sua área de especialização.

 

 

 

Quer assistir a outras conferências? Inscreva-se aqui

2020 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte