Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Alternativas ao uso de herbicidas de síntese química em ambiente urbano

26 de outubro de 2016 | Engenharia do Ambiente

Realizou-se na sede da Região Norte da Ordem dos Engenheiros no Porto, no passado dia 25 de Outubro, o Encontro Técnico sobre "Alternativas ao uso de herbicidas de síntese química em ambiente urbano", organizado pelo Conselho Regional Norte do Colégio de Engenharia do Ambiente da Ordem dos Engenheiros, Eng.º Carlos Afonso, Eng.ª Cristina Calheiros e Eng.ª Marisa Costa.

 

Face à recente discussão pública associada ao uso de herbicidas, nomeadamente daqueles em que a substância ativa é o glifosato, o Colégio de Engenharia do Ambiente pretendeu com um debate alargado, reunir especialistas em diversas áreas de atuação por forma a clarificar e informar sobre a eficiência e eficácia das alternativas ao uso de herbicidas de síntese química em ambiente urbano, as suas implicações na gestão da limpeza e higiene urbana das cidades e os custos associados.


Este Encontro reuniu mais de 60 participantes que vieram assistir às intervenções da Dra. Alexandra Azevedo (Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza), do Eng.º José Franco (Divisão Municipal de Jardins da Câmara Municipal do Porto) e do Eng.º Bruno Cunha (Hidurb-Gestão de Resíduos, S.A.).

 

Importantes elações foram retiradas nomeadamente relativamente às ações e dinâmicas das associações não-governamentais que trabalham em prol da sustentabilidade ambiental, do envolvimento e comprometimento das autarquias e do papel das empresas de gestão de espaços públicos, relativamente à utilização de alternativas ao uso de herbicidas de síntese química. Foram partilhadas experiências no âmbito da limpeza urbana, cemitérios, parques urbanos e construção e manutenção de jardins.

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte