Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Dia Regional Norte do Engenheiro 2015

26 de setembro de 2015 | Engenharia Química e Biológica

O Dia Regional Norte do Engenheiro, realizado a 26 de setembro, reuniu na Casa das Artes em Arcos de Valdevez, cerca de 300 profissionais das diversas áreas da engenharia. 

 

Nesta edição a OERN prestou homenagem a três "notáveis" da engenharia portuguesa. Os engenheiros Luís Braga da Cruz, Gerardo Saraiva de Menezes e António Vasconcelos foram reconhecidos pelo seu trabalho em prol do desenvolvimento da região norte do país, da Ordem dos Engenheiros e da promoção e valorização da engenharia portuguesa a nível nacional e internacional.

Foi ainda debatido e apresentado o novo modelo curricular de desenvolvimento profissional que a OERN pretende implementar já a partir de outubro. O Valorie- Sistema de Valorização de Competências e Qualificação Profissional é um projeto pioneiro a nível europeu e visa garantir o reconhecimento mais ágil das competências dos engenheiros no contexto nacional, mas sobretudo internacional. O objetivo é hierarquizar a dimensão profissional/formativa e social de cada engenheiro num Curriculum Vitae Certificado único e validado pela Ordem, gerando assim maior confiança do mercado e da sociedade nestes profissionais, referiu o presidente da OERN.

 

O projeto - que conta com a associação das organizações profissionais de engenheiros da Galiza - tem como objetivo mais alargado a certificação e hierarquização profissional a nível europeu, com um sistema de avaliação que estabeleça facilmente as equivalências (formação e experiência) entre os profissionais dos diferentes países. Face aos crescentes desafios da engenharia na Europa e da importância da mobilidade e partilha a este nível, Fernando de Almeida Santos, presidente da OERN, afirmou que "o futuro da engenharia passa indubitavelmente por assumirmos que a nossa esfera de ação é, hoje, muito mais alargada e transfronteiriça e que este é o caminho para voltar a colocar a engenharia no topo das escolhas dos mais jovens".

O dia foi ainda dedicado à Receção aos novos Membros da OERN, à outorga a membros seniores e à Distinção a Membros que completaram 10 e 25 anos de inscrição.

 

Veja aqui o DIA REGIONAL NORTE DO ENGENHEIRO 2015 em fotos!

 

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte