Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

5ª CONFERÊNCIA ANUAL DA AME

24 de junho de 2015 | Geral

Teve lugar a 19 de Junho na sede da Região Norte da Ordem dos Engenheiros, no Porto, a 5ª Conferência Anual da AME, subordinada ao tema “A Importância do reforço da coesão social no Norte de Portugal” que teve como um dos pontos altos, na sessão de abertura, presidida pelo General Frutuoso Pires Mateus, a atribuição do Título de Associado Honorário da AME, ao Engenheiro José António Ferreira Barros, personalidade cujo carácter e dedicação aos valores da solidariedade e ao desenvolvimento de Instituições socio-culturais, merece esta homenagem.

A Sessão foi aberta pelo Presidente da Região Norte da Ordem dos Engenheiros, Eng. Fernando Almeida Santos, que destacou a grande satisfação da Conferência Anual da AME se realizar pela segunda vez no Porto. No final da Sessão o Presidente da Direcção da AME, Eng. Francisco Sousa Soares, sublinhou a importância da cooperação entre as diversas Entidades da Economia Social com as Instituições da Ciência e do Ensino Superior, tendo em vista o reforço da coesão social na região Norte de Portugal, no momento de arranque de um novo quadro de fundos comunitários - Portugal 2020.

No primeiro Painel, subordinado ao tema “O reforço da ligação do Ensino Superior e da Ciência à Economia Social”, iniciou-se com as intervenções do Dr. António Tavares, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, do Reitor da Universidade do Porto, Prof. Sebastião Feyo de Azevedo, pondo em destaque o excelente exemplo de cooperação entre as instituições que lideram, no Porto, em prole do reforço da coesão social. Associando um profundo conhecimento da realidade regional com experiências bem fundamentadas na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, na área empresarial, no âmbito da relação universidade/ empresas e  no plano do ensino, o Prof. Emídio Gomes deixou algumas mensagens inovadoras cuja implementação poderá permitir uma nova dinâmica no Norte e no Porto em particular, no aparecimento de empresas  tecnologicas, alargando a “cadeia de valor” como factor determinante do crescimento do emprego.

O segundo Painel, abordou experiências concretas de intervenção social de instituições representativas da Região Norte, nomeadamente a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (Provedor Vitor Coutinho), a Benéfica Previdente - Associação Mutualista (Carlos Salgueiral) e o Banco Alimentar Contra a Fome (António Cândido da Silva). Através de intervenções assentes na história e na experiência quotidiana de quem vai ao encontro das pessoas carenciadas, procurando ajudá-las na sua realidade e promovê-las na sua dignidade, ficou bem patente o papel insubstituível destas IPSS e a importância do princípio da subsidiariedade, particularmente em períodos de crise.


  

No final o Secretário Geral da AME, Eng. Bernardo Mira Delgado, apresentou as conclusões da Conferência e agradeceu a intervenção de todos os Oradores e a participação dos patrocinadores (AXA e Montepio).


(FONTE: AME)

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte