Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

“Engenharia: os desafios da empregabilidade"

19 de junho de 2015 | Geral

A sessão “Engenharia: os desafios da empregabilidade” decorreu  a 18 de junho, na sede da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN). A iniciativa, organizada em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), teve como objetivo apresentar e debateu as medidas e programas de estímulo à integração profissional que a OERN e o IEFP têm desenvolvido com o objetivo de apoiar engenheiros desempregados ou jovens à procura de estágio/1º emprego. Face às dificuldades ao nível da empregabilidade que os profissionais de engenharia de diferentes áreas têm encontrado nos últimos anos, a OERN tem procurado desenvolver estratégias e programas de apoio não só no que diz respeito à procura de emprego, como também à capacitação e valorização profissional.

Atualmente, e só na região norte do país, a OERN contabiliza cerca de 450 engenheiros em situação de desemprego, pelo que tem procurado promover medidas capazes de aproximar candidatos e entidades empregadoras. Um desses projetos é o PIPE2 - Percurso e Integração Profissional do Engenheiro e Estagiário que, desde o lançamento em junho de 2014, já recebeu a candidatura de mais de 80 engenheiros. Entre as empresas parceiras do PIPE2 estão nomes como a Nestlé, Grupo EGOR, GSR Alemanha, Colep, EMA Partners PSI Centro e Human Management Systems.

Mais recentemente, em maio deste ano, a OERN apresentou o COESO – Cooperação, Engenharia e Sociedade, um programa que convida engenheiros a contribuírem de forma voluntária para o desenvolvimento de projetos de solidariedade inovadores e que visem a resolução de problemas de índole social. Além de um projeto de empreendedorismo social, o COESO é também um meio de valorização de profissionais desempregados ou à procura de estágio.


2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte