Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Primeira obra dedicada à Ponte Luiz I apresentada na OERN

11 de dezembro de 2014 | Geral

Foi ontem publicamente apresentado na sede da OERN o livro “A Ponte LUIZ I” da autoria do Eng.º António Vasconcelos. Obra-prima de Théophile Seyrig e à época fotografada por Emílio Biel, este livro vem preencher uma lacuna sendo a primeira obra dedicada à Ponte Luiz I.

A abertura da sessão esteve a cargo do Eng.º Pedro Mêda, Tesoureiro do Conselho Diretivo da Região Norte, que manifestou a sua satisfação em apoiar este lançamento. “ A OE è a casa da engenharia e tem como missão prestigiar a engenharia e divulgar os seus feitos e neste âmbito tem apoiado muitas obras”, afirmou.

Agradeceu o trabalho e dedicação do Eng.º António Vasconcelos e a incessante procura de novos projetos para desenvolver.

Pedro Mêda destacou ainda o trabalho da OERN no sentido de tornar acessível todo o espólio documental que a instituição possui. “Foi estabelecido um protocolo com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto para passagem desta documentação para uma ala da OE na biblioteca da FEUP e cujo conteúdo estará disponível para todos os membros” referiu.


 

Produzida pelas Edições Afrontamento, trata-se de uma obra para técnicos e não técnicos. Dr. Sousa Ribeiro, Diretor da editora, agradeceu a recetividade da OERN e ao Eng.º António Vasconcelos a confiança na editora.

Seguiu-se a apresentação do livro pelo Professor Lopes Cordeiro que destacou na obra a importância dada a Emílio Biel “provavelmente o primeiro fotógrafo das obras de engenharia portuguesa”; a recuperação da ponte para ser utilizada pelo metro e o enquadramento com as restantes pontes da cidade. “É um livro que vem prestigiar Théophile Seyrig e preencher uma lacuna pois ainda não existia uma obra dedicada à Ponte Luiz I”, salientou.

O professor acrescentou ainda que a OERN merece os parabéns pela valorização que tem dado ao património do Porto, particularmente às pontes, referindo que já nos anos 80 apoiou, com um parecer, a candidatura da Ponte Maria Pia a um galardão internacional, e que acabou por ser distinguida pela American Society of Engineering (ASCE) como Internacional Historic Civil Engineering Landmark.

A sessão finalizou com algumas palavras de agradecimento do autor a todos os presentes que mostrou a sua disponibilidade para considerações por parte dos participantes.

A obra está disponível para venda nas instalações da OERN pelo valor de 32.50€ para membros e 38€ não membros. 


Sinopse 


2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte