Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt
E se o frango e os ovos faltassem nos supermercados?
09 de julho de 2020 | Geral

Para a segunda conferência de Engenharia Agronómica,  Alimentar e Zootécnica, o Colégio de Engenharia Agronómica - Norte convida Manuel Chaveiro Soares, Consultor do Grupo Valouro, Diretor da Estação Fruteira do Montejunto - FRUTUS e Empresário Agrícola.

 

 

A produção animal levanta muitas questões e problemas antes ignorados e inexistentes que passam agora a fazer parte dos principais temas relacionados à produção dos alimentos de origem animal.

 

E se o frango e os ovos faltassem nos supermercados?  Quais os desafios do sector avícola no actual contexto?

 

O Colégio de Engenharia Agronómica da Ordem dos Engenheiros da Região Norte (OERN) organiza durante o mês de Julho um ciclo de conferências totalmente dedicado à Engenharia Agronómica,  Alimentar e Zootécnica. Estas conferências incidem sobretudo sobre o papel da agricultura e pecuária no contexto actual do país e da União Europeia e também sobre as cadeias de abastecimento.

 

 

Aceda à conferência aqui

 

 

Programa

17h30 Abertura

Joaquim Poças Martins - Presidente da Ordem dos Engenheiros - Região Norte

17h40 Enquadramento e Moderação: 

Divanildo Outor Monteiro, coordenador do Colégio de Engenharia Agronómica - Norte

17h50 Intervenção

Manuel Chaveiro Soares, Consultor do Grupo Valouro, Diretor da Estação Fruteira do Montejunto - FRUTUS e Empresário Agrícola

18h15 Perguntas do público

 

 

Sobre o convidado: 

Manuel Chaveiro Soares licenciou-se em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia, frequentou o curso de Agronomia Tropical no mesmo Instituto, posteriormente fez duas pós-graduações em química e tecnologia de gorduras alimentares, no Institut des Corps Gras em Paris e no Instituto de la Grasa de Sevilla. Obteve o grau de doutor em 1985 e o título de professor agregado em 1997, pela Universidade Técnica de Lisboa. Nos últimos 42 anos, a sua actividade profissional tem incidido principalmente sobre a Produção Animal, com especial foco na nutrição, na produção avícola e na segurança alimentar.

 

Durante 5 anos foi responsável pelo Departamento de Nutrição da farmacêutica Roche, em Lisboa. Desde 2002 que vem prestando colaboração ao Grupo Crédito Agrícola, onde tem exercido diversas funções, com relevo para a Presidência do Conselho de Administração da Caixa Agrícola do Cadaval durante três mandatos.

 

Grande parte dos seus trabalhos científicos encontram-se publicados nas revistas Poultry Science e The Journal of Apllied Poultry Research.

 

Foi Presidente do Colégio Nacional de Engenharia Agronómica da Ordem dos Engenheiros, onde também promoveu a criação da especialidade de Engenharia Alimentar de que foi primeiro Presidente. Presentemente exerce funções como Consultor do Grupo Valouro, é Director da Estação Fruteira do Montejunto - FRUTUS e Empresário Agrícola.

 

 

Aceda à conferência aqui

 

 

 

2020 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte