Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt
SESSÃO TÉCNICA PARA ENGENHEIROS ELETROTÉCNICOS
20 de novembro de 2019 | Engenharia Eletrotécnica

No próximo dia 20 de novembro o Colégio de Engenharia Eletrotécnica da OERN organiza uma sessão técnica sobre “Redes Inteligentes das Comunidades Energéticas”, a decorrer na sede da OERN pelas 18h00.

 

 

Inscrição gratuita mas obrigatória AQUI

 

 

A crescente integração de geração dispersa e a eletrificação de outros setores energéticos como os transportes colocam desafios significativos à operação da rede de distribuição. O aumento da complexidade da operação da rede exige novas estratégias e tecnologias que promovam uma operação mais ativa e coordenada e ao mesmo tempo capazes de explorar a flexibilidade de outros recursos, como os sistemas de armazenamento e cargas flexíveis. Paralelamente, as tecnologias digitais tais como novos sensores, novas plataformas IoT (Internet of Things) e algoritmos baseados em dados e inteligência artificial poderão originar soluções disruptivas nas estratégias de monitorização e controlo da rede.

 

Esta sessão técnica tem como principal objetivo caracterizar as principais tecnologias das redes inteligentes já implementadas e novas soluções que têm vindo a ser desenvolvidas e testadas para as redes inteligentes do futuro, no âmbito de projetos I&D com a indústria.

 

 

Oradora
Clara Gouveia é mestre e doutora em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). É investigadora do INESC TEC desde 2011, onde tem estado envolvida em projetos relacionados, sobretudo, com a operação das redes de distribuição no contexto das redes elétricas inteligentes, que considerem integração de larga escala dos recursos de energia distribuídos e que envolvam conceitos de micro-redes. A investigadora sénior do INESC TEC é também responsável pela área de sistemas DMS/EMS e de automação de rede, estando envolvida em vários projetos nacionais e internacionais, tais como os projetos MERGE, SENSIBLE ou UPGRID, onde desenvolve e demonstra conceitos relacionados com estratégias de controlo e gestão que garantam uma integração segura dos recursos de energia distribuídos nas redes de distribuição, no Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos do INESC TEC.

 

 

 

 

2019 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte