Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt
CURSO FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE FORMADORES (CCP)
07 de outubro de 2019 | Geral

O curso apresentado e tudo o que lhe é inerente (objetivos, programa, avaliação, estrutura, suportes, acompanhamento, duração) encontra-se homologado pelo IEFP:  Formação Blended Learning – homologação – Certificado de Autorização de Funcionamento Nº C636029.

Este curso tem a duração de 90 horas: 3 sessões presenciais (42 horas: 2 + 2 + 2 dias) e 48h online.

 

Inscrições AQUI

 

Objetivos Globais
Adquirir, atualizar e aperfeiçoar as competências pedagógicas transferíveis para a prática no seu papel de formador.

Metodologia
– Ao longo da formação os formandos poderão testar as diferentes modalidades pedagógicas e complementarmente refletir sobre os aspetos teóricos e metodológicos trabalhados.
– Cada formando elaborará um Plano de Desenvolvimento (a partir do feedback da autoscopia inicial) que orientará a sua progressão ao longo da formação.
– Cada módulo contemplará atividades práticas: momentos de reflexão individuais e em subgrupos; estudos de caso; jogos pedagógicos e role-plays para treino e desenvolvimento das várias competências. As atividades serão antecedidas de breves exposições de enquadramento e de síntese
dos principais aspetos a reter.
– Os formandos irão construindo um projeto formativo, no âmbito da sua área de competências, que animarão na fase final (simulação final).

Objetivos específicos / Competências a adquirir

1- Avaliar o perfil de formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
1.1- Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
1.2- Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
1.3- Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática

2- Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:
2.1- Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;
2.2- Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
2.3- Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto da formação;
2.4- Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
2.5- Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
2.6- Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indíviduo adulto;
2.7- Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação

3- Refletir sobre os sistemas de formação:
3.1- Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional
4- Estabelecer uma relação pedagógica diferenciada, dinâmica e eficaz com múltiplos grupos de indivíduos, de forma a favorecer a aquisição de conhecimentos e competências, bem como o desenvolvimento de atitudes e comportamentos adequados ao desempenho profissional, tendo em conta as exigências do mercado.

 

Inscrições AQUI

 

PROGRAMA

Módulo 1 – Formador: sistema, contextos e perfil 
Sessão síncrona online: classe virtual
1.1 – Formador: Contextos de Intervenção (6h)
1.2 – Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo (4h)

Módulo 2 – Simulação pedagógica inicial
Sessão síncrona presencial
2.1 – Preparação e Concretização das Simulações(4h)
2.2 – Análise e Projeto de Melhoria (6h)

Módulo 3 – Recurso didáticos e multimédia
Sessão síncrona online: classe virtual
3.1 – Exploração de Recursos Didáticos (4h)
3.2 – Construção de Apresentações Multimédia (6h)

Módulo 4 – Plataformas colaborativas e de aprendizagem
Sessão síncrona online: classe virtual
4.1 – Plataformas: Finalidades e Funcionalidades (4h)
4.2 – Comunidades Virtuais de Aprendizagem (6h)

Módulo 5 – Comunicação e dinamização de grupos em formação
Sessão síncrona presencial
5.1 – Comunicação e Comportamento Relacional (6h)
5.2 – Diversidade no Contexto da Formação (4h)

Módulo 6 – Metodologias e estratégias pedagógicas 
Sessão síncrona presencial
6.1 – Métodos e Técnicas Pedagógicas (6h)
6.2 – Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada (4h)

Módulo 7 – Operacionalização da Formação: do plano à ação
Sessão síncrona online: classe virtual
7.1 – Competências e Objetivos Operacionais (4h)
7.2 – Desenho do Processo de Formação Aprendizagem (6h)

Módulo 8 – Avaliação da formação e das aprendizagens 
Sessão síncrona presencial
8.1 – Avaliação Quantitativa e Qualitativa (6h)
8.2 – Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho (4h)

Módulo 9 – Simulação pedagógica final
Sessão síncrona presencial
9.1 – Preparação e Concretização das Simulações (4h)
9.2 – Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica (6h)

 

Inscrições AQUI

 

2019 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte