Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt
Sessão A VOZ DA INDÚSTRIA - ENERGIA 2050
12 de setembro de 2017 | Geral

A Comissão de Ligação à Indústria da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (ILO - Industry Liaison Office) volta a organizar mais uma sessão do ciclo de palestras “A Voz da Indústria”, desta feita dedicada ao tema ENERGIA 2050 e irá realizar-se no dia 12 de setembro, às 17h30, na FEUP.

 

Em 2011 a Comissão Europeia definiu o objetivo de reduzir as emissões de carbono em mais de 80% até 2050. Para se atingir esse objetivo, a produção de energia na Europa terá de ser quase totalmente isenta de carbono.

As principais vias de descarbonização são a eficiência energética, as energias renováveis, a energia nuclear e a captação e fixação do carbono. A descarbonização do sistema energético é técnica e economicamente viável. A evolução energética da UE exige modernização e uma infraestrutura muito mais flexível, como interconexões transfronteiras, redes elétricas «inteligentes» e tecnologias hipocarbónicas modernas para a produção, o transporte e o armazenamento da energia.

As decisões relativas aos investimentos necessários têm de ser tomadas agora, uma vez que as infraestruturas existentes terão de ser substituídas ou adaptadas. Agir agora evitará investimentos tardios mais avultados. Os custos serão contrabalançados pelo nível elevado de investimento sustentável injetado na economia europeia, pela correspondente criação de emprego e por uma menor dependência em relação às importações.

 

A palestra que dá enquadramento ao debate será assegurada pelo Eng.º Jorge Magalhães, Vice-Presidente da VESTAS e responsável pelo novo Centro de I&D no UPTEC.

 

Segue-se um debate, moderado pelo Eng.º Eurico Neves, CEO da Inova+, que incluirá no painel, para além do Eng.º Jorge Magalhães, os seguintes especialistas no tema:

  • Eng.º António Costa Silva, Presidente da Partex Oil and Gas
  • Eng.º António Sá da Costa, Presidente da Direção da APREN - Associação Portuguesa de Energias Renováveis
  • Prof. Adélio Mendes, Diretor do CEner-FEUP – Centro de Competências para a Energia

 

A participação é gratuita contudo, por questões da logística associada ao evento (lotação da sala e Porto de Honra), queira, por favor, registar-se aqui

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte