Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt
15.ª MOSTRA da UP
20 de abril de 2017 | Geral

Daqui a uma semana inicia-se a 15ª Mostra da Universidade do Porto, no Pavilhão Rosa Mota. Como tem sido usual a Mostra decorre em 4 dias, de 5ª feira (20 de Abril) a Domingo (23 de Abril).


Os objetivos da Mostra são bem resumidos na seguinte transcrição dos documentos de divulgação: “(…) A Mostra da Universidade do Porto é um evento dirigido, fundamentalmente, aos estudantes do ensino básico e secundário, constituindo-se como uma janela aberta à descoberta e ao conhecimento das diferentes áreas de atuação e de investigação da universidade que reúne a mais completa oferta de programas de formação do ensino superior português. Na U.Porto existem mais de 600 programas de formação que garantem soluções de ensino para todos os públicos em todas as grandes áreas de estudo, desde o 1.º Ciclo (licenciatura e mestrado integrado) até aos mais elevados graus de pós-graduação (mestrado e doutoramento). É esta oferta única em Portugal que a U.Porto convida o público a descobrir durante quatro dias, no Pavilhão Rosa Mota, na companhia das suas catorze faculdades - Arquitectura, Belas Artes, Biomédicas, Ciências, Desporto, Direito, Economia, Farmácia, Engenharia, Letras, Medicina, Medicina Dentária, Nutrição, Psicologia e Ciências da Educação -, uma escola de negócios (Porto Business School) e vários dos mais importantes centros de investigação nacionais (…)”. Em anos anteriores a Mostra teve mais de 14 000 visitantes, sendo cerca de metade os estudantes que fizeram a sua visita organizados na sua escola, tendo participado mais de um centena de escolas de todo o país.


No âmbito das atividades que têm vindo a decorrer de melhor dar a conhecer aos estudantes do ensino secundário e à sociedade em geral “o que é a Engenharia Civil e o que fazem os Engenheiros Civis”, o DEC vai procurar participar de forma empenhada na Mostra. Para tal é essencial a participação dos membros do DEC. De momento está a assegurada a participação ativa e numericamente significativa de estudantes, bem como de colaboradores não docentes do DEC. É necessário garantir uma presença significativa de docentes. Aos docentes incumbe a tarefa decisiva de coordenar os estudantes do DEC presentes na prestação, a quem o solicite, de: (i) esclarecimentos sobre o funcionamento e o significado dos vários módulos que vão ser montados (alguns são módulos experimentais); (ii) explicações sobre “o que é a Engenharia Civil e o que fazem os Engenheiros Civis”, qual a sua importância para a Sociedade e para a nossa vida diária e qual o futuro que se perspetiva, uma vez ultrapassadas as dificuldades presentes.

 

+ info: https://www.mostra.up.pt/

 

 

 

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte