Os Encontros Vínicos do Vinho Verde voltam em 2021 ao formato presencial para trazer para debate este vinho tão característico da região do Minho.
Inscrições AQUI Este ano o tema central destes encontros será a Vitivinicultura na Região dos Vinhos Verdes: Tecnologia, Ambiente e Tradição. Uma organização conjunta da Ordem dos Engenheiros - Região Norte, do Colégio de Engenharia Agronómica - Norte, da Delegação Distrital de Viana do Castelo e da Câmara Municipal de Viana do Castelo, com a colaboração da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. PROGRAMA:📍 Biblioteca Municipal de Viana do Castelo (Auditório Couto Viana) - Seminário
09h30 Sessão de aberturaPresidente da C.M. de Viana do Castelo Luís Nobre
Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte Carla Alves
Presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes Manuel Pinheiro
Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo Carlos Rodrigues
Coordenador do Colégio de Engenharia Agronómica Divanildo Outor Monteiro
Delegado Distrital da OE de Viana do Castelo Fernando Fonseca
10h00| 1º painel · Mecanização da produção vinícolaModerador: Rogério de Castro (ISA/UL)
A Mecanização da Poda e da Vindima. Redução da Perenidade da Vinha e da Qualidade das Uvas, Verdade ou Mito? Amândio Cruz, Manuel Botelho, Rogério de Castro (ISA)
Planeamento e instalação da vinha face à mecanização da poda e vindima Rui Belchior (VERTENTE) e António Jorge (AGRIPLANTA)
Dificuldades na mecanização de vinhas contínuas Ricardo Cruz (DORM)
Mecanização e doenças na vinha Sónia Leite (API BAIRRADA)
11h30 Pausa para Café 12h00| 2º painel · Pegada hídrica e tratamento de águas residuais das adegasModeradora: Casimiro Monteiro (VERCOOPE)
Pegada hídrica nas adegas Avaliação da pegada hídrica do vinho: um caso de estudo português Manuel Feliciano (IPB)
Tratamento de águas residuais e reutilização José Alcides Peres (UTAD)
Zonas húmidas reativas para o tratamento de águas das adegas Ruben Leboreiro Amaro (EDAFOTEC - Galiza)
13h30 Almoço livre 15h00 Que estratégia de marketing para a Região? Implicações na organização empresarial, das vinhas e das estruturas enológicas. 3º painel · Tipicidade e modernidade nos vinhos verdes (mesa redonda)Moderador: João Geirinhas (Revista das Grandes Escolhas)
Sónia Vieira (ViniPortugal)
Bruno Almeida (Adega Cooperativa de Ponte da Barca)
António Cerdeira (Quinta do Soalheiro)
Carlos Teixeira (Quinta da Lixa Soc. Agr. Lda)
Luísa Carvalho (Razão – Estratégia, Criatividade e Gestão da Comunicação)
16h30 Encerramento e verde de honra📍 Delegação Distrital de Viana do Castelo da Ordem dos Engenheiros
17h30 Curso de prova de vinhos10 anos a provar em Viana Maria José Pereira (Câmara de Provadores da CVRVV)
📍 Hotel Flor de Sal
20h00 Apresentação do livro “10 Anos de Encontros Vínicos do Vinho Verde” 20h30 JantarObrigatório: Apresentação de certificado digital de vacinação e uso de máscara
