Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Geográfica

A OERN promove formações no âmbito da Engenharia Geográfica, para níveis iniciantes ou avançados, com o objetivo de aumentar os conhecimentos dos seus membros.

 

Estas formações são realizadas em módulos, e em alguns casos, pode ser realizada via online.

 

Introdução ao GDAL

Os formandos irão adquirir conhecimentos nas ferramentas GDAL (Geospatial Data Abstraction Library) de manipulação de dados raster.

 

Desenvolvimento de plugins em Python: aplicação a SIG

Este curso aborda a linguagem Python e a forma como se relaciona com o software QGIS de forma a complementá-lo com plugins, tornando-se uma boa opção para todos os profissionais que pretendam adquirir conhecimento na área da criação de ferramentas/plugins em software Open Source, especificamente o QGIS.

 

ArcGis PRO | 15-04

O ArcGIS PRO é uma aplicação SIG pertencente à ESRI que dispõe de capacidades de visualizar e manipular informação em 2D e em 3D, permite criar mapas, editar e aceder a informação existente no ArcGIS Online.

 

ArcGis online

Nesta formação pretende-se exemplificar várias formas de utilizar estes recursos na criação de mapas e conteúdos, exemplificar a facilidade na sua partilha com o público ou dentro de uma organização, bem como, a utilização e configuração de aplicações e visualizadores web, com os ArcGIS Viewers/Application Builders de Flex e Silverlight.

 

Iniciação ao QGIS

O curso pretende ambientar os formandos com o conceito de Open Source, assim como conceder as bases necessárias à manipulação de dados cartográficos no software Open Source QGIS. Os formandos ficarão também com uma noção de como implementar e criar plugins de forma a contribuir para a comunidade que se apoia no Open Source.

 

QGIS Avançado

Estudo dos algoritmos disponíveis no QGIS assim como ligação a software externo que o QGIS integra.

 

Análise Espacial e Mapeamento em R

Pretende-se familiarizar os formandos com a linguagem R, uma vez que, existem mais de 2 milhões de utilizadores em todo o mundo, a linguagem R está rapidamente a tornar-se numa das ferramentas de eleição para análise estatística em ambiente científico e empresarial.

 

Manipulação de imagens de satélite para avaliação de desastres naturais

O mapeamento de áreas afetadas por desastres naturais é uma das principais atividades na avaliação de danos sobre a infra-estrutura e população afetada.

 

 

 

2019 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte