Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Ordem dos Engenheiros Região Norte elegeu os vinhos verdes do ano 2013

27 de maio de 2013 | Geral

Pelo terceiro ano consecutivo a Ordem dos Engenheiros Região Norte promoveu os Encontros Vínícos do Vinho Verde, que culminaram com a atribuição dos Prémios de Vinho Verde do Ano da Ordem dos Engenheiros da Região Norte aos vencedores nas categorias Branco; Tinto; Rosado e Espumante Branco.

A Adega Cooperativa de Ponte de Lima foi a vencedora nas categorias de Vinho Verde Branco e Tinto. No Vinho Verde Rosado foi distinguida a Adega Cooperativa de Vale de Cambra e a Sociedade Agricola Casa do Pinheiro a vencedora na categoria do Vinho Verde Espumante Branco.

O anúncio dos distinguidos decorreu durante um Jantar de Gala confecionado, de acordo com os vinhos premiados, pela Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.

Vítor Correia, membro da assembleia de representantes do colégio de engenharia agronómica, anunciou os vencedores. A primeira categoria foi a do Vinho Verde Branco, cuja escolha recaiu na Adega Cooperativa de Ponte de Lima, da sub-região de Ponte de Lima, que se fez representar pelo seu Enólogo Fernando Moura.

O diploma e respetiva distinção foram entregues pelo Presidente do Conselho Diretivo da OERN, Fernando de Almeida Santos, e pelo Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Carlos Neves.

Ganharam também o prémio do Vinho Verde Tinto, atribuído pelo Presidente da CM de Viana do Castelo, José Maria Costa, e pelo Delegado Distrital de Viana do Castelo, Vítor Lopes de Lima.

No Vinho Verde Rosado foi eleito o vinho da Adega Cooperativa de Vale de Cambra, cujo prémio foi entregue ao Enólogo Nuno Silva, por Teresa Mota, Delegada-adjunta da Distrital de Viana do Castelo, e pelo Deputado da Assembleia da República, Eduardo Teixeira.

Na última categoria, Vinho Verde Espumante Branco, a marca vencedora foi a Quinta de Alderiz, da sub-região de Monção e Melgaço, representada pelo Enólogo João Garrido. Miguel Seabra, Coordenador do Conselho Regional do Colégio de Engenharia Agronómica, e Maria José Guerreiro, Vereadora da CM de Viana do Castelo, entregaram as distinções.

Como em edições anteriores, a seleção dos vinhos vencedores foi feita através de um painel de provadores, constituída por representantes das instituições parceiras, em prova cega segundo as regras da Organização Internacional da Vinha e do Vinho - OIV.

Durante a tarde de sexta-feira e o dia de sábado, na Praça da República, esteve montada uma Mostra de Vinhos com a participação dos produtores de vinho que estiveram a concurso entre outros. De entrada gratuita, permitiu a degustação, a troca de impressões e a aquisição de vinhos.

O Curso “Provar em Viana” novamente da responsabilidade da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CRVV), decorreu na tarde de sábado no Museu do Traje. Coordenado por João Garrido, da CVRVV, permitiu aos participantes aprender a degustar um vinho, entender os seus aromas e bouquets, suas cores e corpo.

Esta iniciativa teve como parceiros a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a CVRVV-Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e o Turismo de Portugal Escola de Hotelaria de Viana do Castelo. 

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte