Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

APAL lança campanha nacional para promoção e divulgação do alumínio

27 de maio de 2013 | Engenharia Mecânica
A APAL  –  Associação Portuguesa do Alumínio, com o apoio da OERN, lançou em conferência de imprensa a campanha “Alumínio 100% a favor” com o objetivo de promover o alumínio e as vantagens da sua utilização e aplicação nas mais variadas soluções quer em termos de arquitetura, engenharia, indústria, decoração de interiores e, até mesmo, para a criação dos mais básicos objetos do nosso dia a dia.

O setor do alumínio tem resistido às dificuldades que o país atravessa e está empenhado em crescer, quer no mercado  nacional, quer no mercado internacional e reforçar o importante contributo que  este setor tem  para a economia nacional  -  Portugal foi pioneiro na aposta no Alumínio no Sul da Europa.

Segundo o presidente da APAL, José Almeida, “este é um setor com enorme  potencial para exportação e há várias empresas que estão já a explorar  o mercado internacional”. O alumínio produzido em Portugal encontra-se aplicado em vários países do Mundo.  Portugal tem a importante vantagem de dominar todo o processo do alumínio, desde a ideia até à produção.



Com esta campanha a APAL pretende informar profissionais, estudantes  e  consumidor final sobre as imensas qualidades e vantagens do alumínio, entre as quais o facto de ser 100%  reciclável,  e demonstrar o potencial que este material representa para o país em termos de  negócio.

Para José Almeida,  “em  Portugal existe tecnologia, capacidade científica e industrial para concretizar ideias e transformá-las em realidade” e, por isso, esta  campanha vai integrar diferentes ações, que incluem um Concurso Nacional de Design  -“Tens Perfil para este Desafio? –  é uma questão de massa cinzenta”  -  para alunos universitários e jovens licenciados até há 2 anos  das áreas da arquitetura, design e engenharia mecânica.  Os alunos serão desafiados a criar um perfil de um objeto (caixilharia ou desenho livre) que seja original, para produção em alumínio. Aos três primeiros classificados serão oferecidos estágios em gabinetes de desenho de empresas de extrusão nacionais. Esta é uma forma de despertar a atenção dos mais jovens e futuros profissionais para este material

A campanha integrará  ainda  um ciclo de workshops “Alumínio 100% a favor”, com o apoio de várias entidades representativas dos profissionais das áreas da arquitetura, design e engenharia, bem como instituições do ensino superior  e a criação de uma Biblioteca do alumínio itinerante que vai acompanhar os workshops, permitindo aos profissionais contactar diretamente com um vasto leque de perfis de alumínio, conhecer as suas vantagens  e tirar dúvidas acerca da sua aplicabilidade.

Mais informações em: www.aluminio100porcento.com






2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte