Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Tomada de Posse dos Membros Eleitos para os Órgãos da Região Norte da Ordem dos Engenheiros

03 de abril de 2013 | Geral

A qualificação profissional, o fortalecimento da ligação à sociedade e universidades, e as relações internacionais e transfronteiriças são algumas das prioridades deste mandato.

O dia 02 de abril ficou marcado pela cerimónia de tomada de posse dos Membros Eleitos para os Órgãos da Região Norte da Ordem dos Engenheiros, para o triénio 2013-2016.

Fernando de Almeida Santos foi reeleito Presidente do Conselho Diretivo da Região Norte da Ordem dos Engenheiros e, por inerência, membro do Conselho Diretivo Nacional, decorrente das eleições do dia 23 de fevereiro. O Conselho Diretivo fica composto com Pedro Alves como vice-presidente, Carlos Neves como secretário e Pedro Mêda como tesoureiro.

No seu discurso de tomada de posse o Presidente da Região Norte da OE abordou os temas centrais deste mandato: a qualificação profissional, o fortalecimento da ligação à sociedade e universidades e as relações internacionais e transfronteiriças.

No que concerne à profissão de engenheiro referiu que há ainda um largo processo de adequação às reais necessidades do país, afirmando que “a Ordem dos Engenheiros não pode adiar mais aquilo que se entende como sendo o seu principal desígnio: a organização da profissão e a qualificação profissional”.

Para o Presidente da Região Norte a OE tem de colocar a disposição dos seus membros e sociedade a catalogação e definição de atos de engenharia; as competências baseadas na habilitação académica, áreas de conhecimento e capacidade científica; o acompanhamento do desenvolvimento curricular do engenheiro ao longo da vida e a certificação curricular do engenheiro.

“A Região Norte da OE nunca se alheou dos problemas da profissão, como é o exemplo da criação do Gabinete dos Assuntos Profissionais e a intervenção em muitos dos diplomas que estiveram ou estão em discussão pública”, destacou, aproveitando para dar a conhecer o novo projeto em desenvolvimento denominado VALORi, que visa o desenvolvimento de um Observatório do Engenheiro e Acervo Técnico.

  

Com o intuito de facilitar e melhorar o atendimento e serviços prestados aos membros está em curso a criação de um sistema informático de ajustamento da base de dados com o portal que permitirá a resposta via WEB à maior parte das necessidades dos membros.

Fernando de Almeida Santos mostrou-se preocupado com a conjuntura nacional que toca os Engenheiros e ao qual a OERN não está indiferente.“Desde isenção de cotas, passando pela agilização da bolsa de estágios até à facilidade de reconhecimento de profissionais portugueses no estrangeiro, temos feito de tudo um pouco”.

Outra das prioridades da Região Norte da OE será a manutenção das ligações institucionais com todas as instituições de ensino superior credíveis, no norte do país, sejam universidades ou institutos politécnicos.

A cerimónia de tomada de posse decorreu na sede da Região Norte e contou com a presença do Bastonário da OE, Eng.º Carlos Matias Ramos, dos vice-presidentes nacionais, Eng.º José Vieira e Eng.º Carlos Loureiro, do presidente da Região Sul da OE, Eng.º Carlos Mineiro Aires, representantes de outras Ordens Profissionais e de estabelecimentos de ensino superior, membros e outros convidados.



2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte