Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

2 Jornadas da Mobilidade Elétrica

18 de janeiro de 2013 | Engenharia Mecânica

As 2ªs Jornadas de Mobilidade Elétrica organizadas Conselho Regional do Colégio de Engenharia Mecânica da Ordem dos Engenheiros Região Norte (OERN), com a colaboração do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), decorreram no passado dia 16 de janeiro, no ISEP.

Na sessão de abertura esteve presente o representante da OERN, Carlos Neves, o vice-presidente do ISEP, Barros de Oliveira, e o presidente da comissão organizadora, Luís Durão.Seguiram-se as comunicações relacionadas com o presente e futuro da Mobilidade Elétrica. A primeira intervenção esteve a cargo de Henrique Mendes, do IMTT, sobre a legislação existente e requisitos a desenvolver.

Houve uma forte componente de apresentações dedicadas aos estudos e desenvolvimentos que estão a ser feitos e projetos em curso. Bernardo Ribeiro, da CEIIA, apresentou o MOBI.CAR; João Manuel Oliveira mostrou o VECCO e na categoria de transportes públicos, José Costa da Salvador Caetano deu a conhecer o Caetano Bus.

O desmantelamento de veículos em fim de vida foi analisado por Quitéria Antão da APOGER, que apresentou o Centro de Investigação Europeu de Reciclagem com projetos de Pesquisa e Inovação para a Reciclagem.

O evento contou também com uma mesa redonda, moderada por Luis Durão, onde foram abordados temas mais controversos, como a acessibilidade a estes veículos; a autonomia dos automóveis e a gestão da rede elétrica.  

A tarde foi dedicada a uma mostra de viaturas onde os participantes tiveram a oportunidade de experimentar carros como o Peugeot Ion; Porsche Cayenne Hybrid; Porsche Panamera  Hybrid; Smart ed (3ª geração); Smart electric bike; Mercedes Classe E 300 BlueTEC Hybrid; Renault Twizy; Renault Fluence ZE; Little Four ; Opel Ampera;Nissan Leaf;Honda Jazz;Honda Insight;Toyota Yaris Hybrid.

  



 Reportagem da RTP relativa aos carros elétricos, inserida nas  2ªs Jornadas de Mobilidade Elétrica. 

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte