Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Dia Regional Norte 2012

29 de setembro de 2012 | Geral
A cidade de Bragança acolheu o dia Regional Norte do Engenheiro 2012,organizada pela Ordem dos Engenheiros Região Norte.
As comemorações deste dia iniciaram na noite de sexta-feira, dia 28 de Setembro, com um Jantar-Debate subordinado ao tema “"Trás-os-Montes - Estaleiro a Céu Aberto", com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, e do Delegado Distrital de Bragança, Amílcar Lousada. Foi ainda assinado entre a OE e a Câmara Municipal de Bragança um acordo de cedência de espaço para as novas instalações da Delegação Distrital de Bragança.
A cerimónia do Dia Regional Norte do Engenheiro decorreu no auditório Paulo Quintela onde foram homenageados os Engenheiros António Jorge Nunes, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, António Mota, Presidente do Conselho de Administração da Mota-Engil, Horácio Maia e Costa e José António Simões Cortez, anteriores bastonários da Ordem dos Engenheiros.
A sessão de abertura esteve a cargo de José Ferreira Lemos, Presidente da Mesa de Assembleia, que não deixou de referir as preocupações dos profissionais de engenharia tecnicamente e socialmente.
Amilcar Lousada, Delegado Distrital de Bragança falou da desmotivação da falta de mercado e deixou o alerta aos decisores políticos de que necessitamos de pessoas boas cá. “Temos de arranjar maneira de ter aqui gente formada a trabalhar”.
“Os Engenheiros ocupam posições de destaque em várias áreas e compete a todos fazer o que se sabe e pode” afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes.
A cerimónia incluiu ainda a atribuição pela AENOR do certificado ISO 9001, o qual reconhece o esforço da Ordem dos Engenheiros - Região Norte (OERN) em assegurar a conformidade dos seus produtos e serviços, a satisfação dos seus membros a curto e médio prazo e uma melhoria contínua.
Antes do intervalo teve lugar a Palestra proferida pelo orador convidado António Ferreira de Barros, Presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP) com o tema “Portugal – Uma nova centralidade logística”.
“Aqui estamos, hoje, “apanhados” numa conjuntura nacional absolutamente adversa aos engenheiros, numa onda em que a engenharia parece ser responsabilizada por todas as más decisões políticas ao nível do investimento público e com um crescente afastamento da sociedade relativamente às políticas do fomento” referiu o Presidente da Região Norte, Fernando de Almeida Santos.
O Bastonário da OE, Carlos Matias Ramos, abordou ainda as dificuldades que se vivem na engenharia. “Temos de combater os sistemas, não se pode menosprezar os que estudam e trabalham”, acrescentando ainda que desde sempre fomos um povo que emigrou por diversas razões, o que acha mal é que nos mandem emigrar, “mas se o temos de fazer o nosso campo de trabalho é a Europa, o Mundo”.
A Sessão incluiu ainda uma Receção aos novos Membros da OERN, a outorga a membros seniores e a Distinção a Membros que completaram 10 e 25 anos de inscrição na OERN.

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte