Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

OE apresenta Livro 75 anos de História

08 de outubro de 2012 | Geral

A Ordem dos Engenheiros apresentou no passado dia 01 de Outubro, na reitoria da Universidade do Porto, o livro “Ordem dos Engenheiros – 75 anos de História. Inovação e Desenvolvimento em Portugal.

Da autoria das Professoras Maria Fernanda Rollo e Ana Paula Pires, este livro caracteriza os aspectos fundamentais da história da OE, desde a sua génese até à actualidade.

José Carlos Marques dos Santos, Reitor da Universidade do Porto, felicitou a Ordem dos Engenheiros pela edição de um livro que fica para a história e futuro da OE. Na sua intervenção, o Reitor, destacou o papel importante desta instituição no apoio aos membros na formação ao longo da vida; na promoção da profissão de engenheiro e procura de cursos de engenharia e na revisão curricular dos cursos de engenharia numa simbiose Universidade – Ordem dos Engenheiros.  

Para o Bastonário da OE, Carlos Matias Ramos, com esta publicação está a preservar-se o valiosíssimo património da OE. “A OE constituiu um património e uma memória coletiva que temos de partilhar e garantir que essa memória e história não se perdem”.

 

Carlos Matias Ramos não deixou de abordar o momento atual da engenharia em Portugal, referindo a desvalorização da engenharia em ambos os sectores públicos e privado lançando para a emigração profissionais muito competentes.  

A apresentação da Obra esteve a cargo do Eng.º Horácio Maia e Costa, que capítulo a capítulo foi destacando o papel da engenharia e dos engenheiros e a sua importância no país nos últimos 75 anos.

As autoras intervieram realçando ainda a preocupação revelada desde sempre pela OE em desenvolver uma relação com a sociedade, e a tomada de consciência da OE em querer preservar a sua história.

A sessão terminou com um apontamento musical pelo Grupo de Fados do Orfeão da Universidade do Porto.

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte