Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Ordem dos Engenheiros inaugura exposição “Pontes do Rio Douro”

23 de abril de 2012 | Geral

A Ordem dos Engenheiros, em parceria com a Fundação Museu do Douro, inaugurou, a 18 de abril, no Museu Do Douro, na Régua, a exposição “Pontes do Rio Douro”.

A iniciativa, integrada nas comemorações do 75.º Aniversário da Ordem dos Engenheiros e promovida pela Especialização em Transportes e Vias de Comunicação, dá continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Engenheiro António Vasconcelos no livro “As Pontes dos Rios Douro e Tejo”, editado pela Ordem dos Engenheiros, e serve o objetivo principal de dar a conhecer as dezoito pontes que atualmente atravessam o rio Douro no trajeto nacional, e também outras que por várias razões foram entretanto demolidas, além de promover uma justa homenagem a todos os engenheiros que as projetaram e construíram.

A exposição exalta o domínio da técnica por parte do homem, mas igualmente a beleza e imponência de um Rio, destacou Carlos Matias Ramos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros.

Seguiu-se uma breve apresentação pelo Engenheiro António Vasconcelos dos painéis em exposição que iniciou com a frase de Edgar Cardoso “Em todos os rios há um sítio que foi feito para pôr uma ponte. É preciso encontrá-lo”.

  

Painéis em Exposição: Antiga Ponte das barcas; Antiga Ponte Pênsil do Porto; Ponte da Arrábida; Ponte Luis I; Ponte Infante D. Henrique; Ponte Maria Pia (desactivada); Ponte São João; Ponte do Freixo; Ponte do IC 24/ A41 (CREP); Antiga Ponte Hintze Ribeiro; Ponte Hintze Ribeiro; Ponte de Entre-os-Rios; Antiga Ponte de Mosteirô; Ponte de Mosteirô; Ponte da Ermida; Ponte Metálica da Régua (reabilitada para uso pedonal); Ponte de Alvenaria da Régua ; Ponte Miguel Torga; Ponte do Pinhão (desactivada); Antiga Ponte Ferroviária da Ferradosa; Ponte Ferroviária da Ferradosa; Ponte rodo ferroviaria do Pocinho; Ponte Almirante  Sarmento Rodrigues (Barca de Alva);

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte