Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Palestra Rio de Janeiro

13 de fevereiro de 2012 | Geral

No dia 6 de Fevereiro de 2012, nas instalações da Ordem dos Engenheiros de Portugal, foi realizada Palestra Técnica : Rio de Janeiro - Obras de Infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016, com organização da ABENC - Associação Brasileira de Engenheiros Civis e Ordem dos Engenheiros de Portugal.

A palestra inicial contou com a apresentação do Eng.º Guilherme Teodoro Büest Neto, representante na Comunidade Européia da ABENC e Director para Assuntos Internacionais da SOBES, que apresentou as principais obras que estão em desenvolvimento neste momento na cidade do Rio de Janeiro, visando suprir a estrutura necessária para esta ocasião, considerando as técnicas construtivas e as características dos respectivos trabalhos, sendo que foi bastante valorizado a construção com elementos pré-fabricados que reduz o tempo de execução e potencializa a qualidade final almejada. Outro ponto importante comentado foi a execução de projectos com vistas a exploração pós-eventos, de forma a conseguir dar continuidade a tudo que está sendo construído, em prol do desenvolvimento local.


    

O Eng.º Evaldo Valladão Pereira, Presidente da SOBES-RIO - Sociedade de Engenheiros de Segurança do Estado do Rio de Janeiro e representante da CEDA - Companhia Estadual de Águas e Esgostos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, apresentou aspectos importantes da estrutura que o Rio de Janeiro possui quanto aos recursos de saneamento, como as perspectivas quanto ao desenvolvimento com estes eventos na cidade. O Eng.º Evaldo Valladão Pereira destacou os projectos importantes que a CEDAE engloba em sua estratégia de acção, sendo uma das principais entidades nacionais na captação, tratamento, abdução, distribuição das redes de águas e coleta, transporte e destino final dos esgotos.

Ao final do evento foi feito um pequeno debate que contou com a participação efectiva dos engenheiros presentes, que lotaram o auditório da Ordem e o contexto das obras foi analisado.

Neste evento esteve presente o Dr. Eng.º Paulo Sad, representante do Eng.º Agostinho Guerreiro - Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitectura do Estado do Rio de Janeiro - CREA/RJ.



2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte