Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Segurança de máquinas - Norma EN ISO 13849-1

08 de julho de 2011 | Engenharia Mecânica

Teve lugar no passado dia 05 de Julho, no auditório da sede da Região Norte a sessão “Segurança de máquinas: Sistemas de comando relacionados com a segurança – Introdução à norma EN ISO 13849-1”, que teve como orador o Engenheiro Alberto Fonseca, do Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica (CATIM) numa moderação do Engenheiro Carlos Sousa, Vogal do Colégio de Engenharia Mecânica.

 

 

Numa sessão que se revelou muito procurada, com a presença de cerca de 60 participantes, Alberto Fonseca começou por fazer uma breve apresentação do CATIM abordando posteriormente o conteúdo das normas EN 954-1 e EN ISO 13849-1, suas diferenças e aplicação. A concepção de circuitos de comando associados a funções de segurança das máquinas ainda pode ter como referência a norma EN 954-1 ou a norma EN ISO 13849-1. Estas duas normas definem metodologias, para a concepção dos circuitos, com filosofias significativamente distintas. No entanto, a partir de 1 de Janeiro de 2012, estará em vigor, exclusivamente, a norma EN ISO 13849-1.

 

Nesse sentido esta sessão serviu para sensibilizar profissionais cuja actividade estivesse relacionada com a concepção, projecto, fabrico e manutenção de máquinas para a aplicação desta norma.

 

Apresentação

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte