Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Tardes de Geográfica-WebGis e Mobile Mapping

31 de maio de 2011 | Engenharia Geográfica

Web Gis e Mobile Mapping estiveram em discussão a 27 de Maio no auditório da Ordem dos Engenheiros Região Norte, em mais uma sessão das Tardes de Geográfica, integradas no “Mês de Geográfica” promovido pelo Colégio de Engenharia Geográfica da OERN.

Aliado ao desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, a disseminação de métodos cartográficos e de análise de problemas espaciais estão a impor rapidez, eficiência e economia nos métodos de obtenção de informação geográfica. As novas tecnologias de informação trouxeram a possibilidade de acesso rápido a imagens da superfície terrestre e a mapas de todo o globo, em particular através do uso generalizado do Google Earth, dos sistemas de navegação por satélite (GPS) e de aplicativos tipo StreetView.

 

Os sistemas móveis de levantamentos terrestres (mobile mapping) têm aplicações diversas destacando-se em áreas distintas como o turismo - através da disponibilização de imagens georreferenciadas (streetView), na cartografia de vias urbanas - onde a circulação de carros e pessoas dificulta a utilização de técnicas tradicionais, sendo cada vez mais utilizadas na administração pública e empresas de serviços (água, electricidade, gás), construção civil entre outras. Foi pois objectivo desta sessão conhecer e dar a conhecer o que está a ser desenvolvido ao nível regional/nacional, na área do Webgis e Mobile Mapping.

Nesse sentido estiveram presentes Sérgio Madeira, Professor Auxiliar da UTAD, Rui Chambel, Software Development Manager da Gisgeo, Armindo das Neves, Director Técnico da Estereofoto, Geoengenharia, S.A, Eliana Carreira, Técnica de Apoio de Engenharia na Ascendi, Elsa Severino, Directora do Gabinete de Estudos e Planeamento Estratégico da Câmara Municipal de Matosinhos, e Pedro Pereira, Coordenador do projecto WebSig da C.M de Guimarães, numa sessão moderada por Alexandrina Meneses, Coordenadora do Colégio de Engenharia Geográfica da OERN.

           

Na sua intervenção Rui Chambel deu a conhecer a importância da utilização de informação geoespacial na gestão e apoio à decisão das empresas. Sérgio Madeira apresentou um Sistema Móvel de Levantamento Terrestre, um projecto de investigação da Universidade do Porto, e Armindo das Neves enquadrou o LiDAR na produção de informação geográfica, destacando as vantagens do LiDAR aéreo e terrestre.

As restantes intervenções destinaram-se a apresentar casos de aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica. Eliana Carreira apresentou o SIG da Ascendi, Elsa Severino o WebSig da Câmara Municipal de Matosinhos e Pedro Pereira o WebSig do Município de Guimarães.

A terceira e última sessão das Tardes de Geográfica a decorrer no dia 08 de Junho versará sobre Riscos Naturais e Tecnológicos.

 

Apresentações

Sérgio Madeira

Rui Chambel

Armindo Neves

Eliana Carreira

Elsa Severino

Pedro Pereira

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte