Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Tardes de Geográfica - Aplicações SIG Open-Source

17 de maio de 2011 | Engenharia Geográfica

Enquadrado no conjunto de actividades previstas no “Mês de Geográfica” o Colégio de Engenharia Geográfica realizou a 13 de Maio, no auditório da sede da região norte, a primeira sessão de debate dedicada ao tema “Aplicações SIG Open-Source”. Nesta sessão, moderada por Jorge Gustavo Rocha dos OsGeo, UMinho, interviram Victor Mota Ferreira, Arquitecto e Assistente da Faculdade de Arquitectura da UTL, Luís Pereira Nunes, da Inspecção Geral da Defesa Nacional, Neftali Pablos da FCUP, Leonardo Andrade, Administrador, Director de Tecnologias e Software, Pedro Castro do IPVC e Mariana Oliveira da Câmara Municipal de Guimarães.

 

  

A abertura da sessão esteve a cargo de Alexandrina Meneses, Coordenadora do Colégio de Engenharia Geográfica da Região Norte, que agradeceu a todos os presentes, destacando as próximas sessões de debate, a realizar nos dias 27 de Maio e 08 de Junho, e a mostra de instrumentos usados em engenharia geográfica patente até ao dia 08 de Junho, cujos equipamentos, documentação técnica e fotografias disponíveis sobre algumas missões a África foram cedidos pelo Instituto de Investigação Ciência Tropical (IICT).

Cada vez mais utilizadores de software SIG estão a escolher o Open-Source como alternativa aos softwares comerciais. Nesse sentido esta sessão deu a conhecer o que está a ser desenvolvido a nível regional/nacional, sobre Software Aberto e as suas aplicações em ambiente SIG.

 

Na sua intervenção Victor Mota Ferreira deu a conhecer o projecto Open Street Map (OSM), uma mapa editável de todo o mundo, que pode ser traduzido como sendo o resultado de GPS+Wiki=OSM. De referir que em 2008 cerca de 5.000 utilizadores editavam dados e 45.000 usavam esta ferramenta, passando em 2010 para 12.000 a editar dados e 310.000 utilizadores.

 

Luís Pereira Nunes apresentou um projecto desenvolvido no âmbito das comemorações dos 200 anos da Guerra Peninsular que consiste na reconstituição digital de batalhas em SIG OpenSource. Já Neftali Pablos elaborou uma análise comparativa de SIG Open-Souce, indicando as especificidades e capacidades de cada software.

 

 

As dificuldades e vantagens do Open-Source, assim como o seu futuro foram abordadas por Leonardo Andrade que indicou que a Novageo tem disseminado o software e contribuído para o Open-Source através de fóruns e de documentação.

Pedro Castro apresentou o Sistema de Informação e Apoio à Decisão (SI.ADD da ARH do Norte) a implementar pela ARH do Norte e o GeoSI.ADD, um Geovisualizador que facilita o acesso às bases de dados geográficas e a realização de operações de análise espacial acessível na rede interna da ARH Norte utilizando um navegador Web. Adicionalmente, fornece um conjunto de serviços web geográficos para outras aplicações no SI da ARH Norte.

A intervenção final esteve a cargo de Mariana Oliveira que incidiu especificamente na emergência das tecnologias Open-Source no SIG Municipal de Guimarães, destacando que a importância do SIG na autarquia tem vindo a crescer e as tecnologias Open-Source a conquistar espaço, não deixando de referir os motivos, as causas e os processos que limitam a utilização de tecnologias Open-Source.

A próxima sessão está agendada para o dia 27 de Maio e versará sobre WebGis e Mobile Mapping.

Apresentações

Victor Mota Ferreira

Luís Pereira Nunes

Neftali Pablos

Leonardo Andrade

Pedro Castro

Mariana Oliveira

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte