Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

EU 2020 e as próximas perspectivas financeiras

18 de abril de 2011 | Geral

A Ordem dos Engenheiros Região Norte, realizou no passado dia 15 de Abril, no auditório da sede a palestra "EU 2020 e as próximas perspectivas financeiras", com a participação do Deputado Europeu, Dr. José Manuel Fernandes e do Presidente do Conselho Directivo, Eng.º Fernando de Almeida Santos.

 

 

 

Nesta sessão de debate e de reflexão foi abordado o estado actual da economia portuguesa e europeia e o futuro da mesma. Na sua intervenção José Manuel Fernandes apresentou a complexidade do financiamento das políticas europeias, o actual modelo de financiamento e o actual quadro financeiro plurianual.

Referiu ainda a actual crise financeira, económica e social com níveis de dívida de 80 %, com o desemprego a afectar 10% da população activa da EU, destacando que “num mundo globalizado nenhum país pode resolver eficazmente os problemas agindo de forma isolada”.

Foi nesse sentido que para responder aos desafios políticos e à actual situação as instituições europeias aprovaram a Estratégia 2020. Esta estratégia tem por prioridades o crescimento sustentável, o crescimento inclusivo e o crescimento inteligente pretendendo, entre outros objectivos, a diminuição do número de pessoas em risco de pobreza, que 31% do PIB seja investido em I&D, que 75% da população com idades entre os 20 e os 64 anos esteja empregada, assim como facilitar a entrada de jovens no mercado de trabalho, melhorar o acesso ao financiamento para a investigação e inovação, e modernizar os mercados de trabalho, aumentar a produção de energias renováveis, modernizar o sector dos transportes e promover a eficiência energética.

O Deputado Europeu não deixou de indicar os pontos-chave para o crescimento, nomeadamente um mercado único, mais sólido, aprofundado e alargado, e também a importância das Micro Pequenas e Médias Empresas. “Para que a Europa possa ocupar uma posição de liderança mundial a indústria tem de estar em 1º plano”, afirmou.

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte