Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Eleição do Vinho Verde do Ano 2011

18 de abril de 2011 | Geral

Integrado no I Encontros Vínicos do Vinho Verde, promovido pela Ordem dos Engenheiros - Região Norte (OERN), em colaboração com o Município de Viana do Castelo, Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e o Turismo do Porto e Norte de Portugal foram anunciados no passado dia 16 de Abril, num Jantar de Gala na Escola de Hotelaria de Turismo de Viana do Castelo, os vencedores do Vinho Verde do Ano, nas categorias Vinho Verde Branco, Vinho Verde Tinto, Vinho Verde Rosado e Vinho Verde Espumante Branco.

O anúncio dos distinguidos esteve a cargo de Vítor Correia, Vogal do Conselho Directivo da OERN e Coordenador do Colégio de Engenharia Agronómica. A primeira categoria anunciada foi a do Vinho Verde Branco, cuja escolha recaiu na Casa de Oleiros, da sub-região de Amarante, que se fez representar por Pedro Ferreira, responsável técnico. O diploma e respectiva distinção foram entregues por Gonçalo Magalhães, em representação da Comissão de Viticultura, e pelo Delegado Distrital da OE de Viana do Castelo, Vítor Lima.Na categoria Espumante Branco a marca vencedora foi o MIOGO, dos Vinhos Norte, da sub-região do Ave. O diploma e a distinção foram entregues a Vera Lima, proprietária, pelo Presidente do Conselho Directivo da OERN, Fernando de Almeida Santos, e pela Delegada -Adjunta de Viana do Castelo, Teresa Mota.No Vinho Verde Rosado foi eleito o vinho da Adega Cooperativa de Vale de Cambra, cujo prémio foi entregue ao Presidente da Direcção, José Alberto Pinheiro e Silva, por Ana Paula Vale, em representação da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima e pelo Coordenador do Conselho Regional do Colégio de Engenharia Agronómica, Vítor Correia.Na última categoria, Vinho Verde Tinto, o vencedor foi a Adega Cooperativa de Ponte de Lima, representada pela Presidente da Direcção, Maria Celeste Patrocínio. O prémio foi entregue pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e pela Directora da Escola de Hotelaria e Turismo, Cristina Felix.

 

Este evento que surgiu integrado no programa geral "Cidade do Vinho 2011" contemplou na manhã do dia 16, no Forte de Santiago da Barra, o seminário "Novidades tecnológicas na vinha e no vinho", que deu a conhecer e debater os mais recentes e promissores avanços associados à produção e consumo do vinho, divulgando muitos novos olhares sobre a técnica, a tecnologia e a prática.

Simultaneamente e durante todo o dia, no edifício dos antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo, na Praça da República, estiveram em mostra os vinhos verdes melhor classificados na selecção da Ordem dos Engenheiros, Região Norte, possibilitando a degustação a cerca de 150 pessoas.

O programa deste encontro incluiu também um Curso de Iniciação à Prova de Vinhos, "Descubra como sabe provar", no Museu do Traje, aberto ao público em geral e que contou com a coordenação da Comissão de Viticultura, José Alberto Pinheiro e Silva, que para além da matéria técnica deu a conhecer a rota dos vinhos verdes e enquadrou o crescendo de importância dos Vinhos Verdes portugueses no panorama nacional e internacional.

Está em preparação um Livro do Evento, que incluiu as intervenções do seminário,os vinhos seleccionados e os vinhos premiados.

 

2022 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte