Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

OERN na Sessão Pública de Apresentação do PDIRT

08 de abril de 2011 | Geral

A Ordem dos Engenheiros Região Norte (OERN), na pessoa do seu Vice-Presidente, Sr. Professor António Machado e Moura, esteve presente na Sessão Pública de Apresentação do Plano de Desenvolvimento e Investimento da Rede Nacional de Transporte – PDIRT 2012-2017 (2022), que se realizou na manhã do dia 06 de Abril no auditório da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, na cidade do Porto. 

Este Plano, de acordo com os DL nº 172/2006 e DL nº 29/2006, tem como objectivo "assegurar a existência de capacidade na rede para a recepção e entrega de electricidade, com níveis adequados de segurança e de qualidade de serviço, no âmbito do mercado interno da electricidade, devendo observar as orientações de política energética contidas nos relatórios de monitorização, os padrões de segurança para planeamento da RNT e demais exigências técnicas e regulamentares".

Nesta sessão, a que presidiu  o Prof. Aníbal Santos, Administrador da REN, SGPS, e que fez uma intervenção geral de introdução, foram oradores o Eng. José Medeiros Pinto, do Planeamento da Rede, REN, e a Prof. Maria do Rosário Partidário, do IST, coordenadora da equipa que elaborou os estudos de impacto ambiental referentes às obras que fazem parte do PDIRT, cujo montante de investimento total ascende a 1600 milhões de euros. Nas intervenções foram apresentadas as responsabilidades da REN como concessionária da RNT e o processo de expansão da RNT, bem como a evolução da RNT proposta no PDIRT e seus projectos mais importantes e ainda a avaliação ambiental estratégica do PDIRT. No final da sessão teve lugar um animado debate com a numerosa assistência, no qual participou, além dos oradores já referidos, o Eng. José Peralta, da Divisão de Equipamentos da REN .

O Relatório Técnico do PDIRT estará disponível para consulta pública até ao final do presente mês de Abril.

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte