Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Sessão Técnica - Jantar/debate “As alterações climáticas e a agricultura portuguesa”

31 de março de 2011 | Geral

Nota introdutória da Sessão:

“A informação histórica permite concluir que o clima da Terra variou desde a formação do planeta e no último século têm vindo a acumular-se evidências de um aumento global de temperatura. Às causas naturais de variabilidade climática juntam-se causas originadas na actividade humana, como sugere o concomitante aumento da concentração de gases de efeito de estufa.

As principais alterações climáticas observadas são o aumento da temperatura e da concentração de dióxido de carbono, e as modificações na precipitação.

 

Na actividade agrícola é por um lado importante avaliar os possíveis impactos das alterações climáticas e por outro lado necessário estimar a contribuição da actividade na emissão de gases de efeito de estufa, usualmente expressa pelo cálculo da respectiva pegada de carbono. A antecipação da tomada de medidas de adaptação pode vir a reduzir os impactos negativos e a potenciar os impactos positivos que se prevê virem a ocorrer no futuro em consequências das alterações climáticas, e as medidas de mitigação e de compensação surgem como resposta capaz de minimizar a intensidade carbónica dos diferentes tipos de actividades humanas.

 

Sendo a água um recurso escasso no nosso País haverá interesse em focar o debate na alteração que este recurso irá ter num contexto de alterações climáticas. Avaliando os impactos poder-se-á posteriormente discutir as medidas de adaptação e as de mitigação a adoptar.”

 

Inscrição

Os interessados em participar neste evento poderão efectuar a sua inscrição até dia 5 de Abril, junto dos Serviços da Região Centro ou através do e-mail: solange@centro.ordemdosengenheiros.pt

- Sessão – entrada livre

- Jantar:

                        - Membros: 15 euros

                        - Não membros: 25 euros

O pagamento deve ser efectuado:

- Por cheque dirigido à Ordem dos Engenheiros da Região Centro ou por;

- Transferência bancária através da conta NIB: 0036 0058 99100176690 67 (juntar o comprovativo de transferência bancária)

 

2022 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte