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V Encontro Engenharia Civil Norte de Portugal-Galiza

15 de fevereiro de 2011 | Engenharia Civil

Numa organização conjunta da Ordem dos Engenheiros – Região Norte/Colégio de Engenharia Civil e do Colegio de Ingenieros de Caminos,Canales y Puertos de Galicia, realizou-se de 2 a 4 de Fevereiro no Porto, o V Encontro de Engenharia Civil Norte de Portugal – Galiza subordinado ao tema “Património Construído” .

Na sessão de abertura estiveram presentes o Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e das Comunicações, Dr. Paulo Campos, o Bastonário da Ordem dos Engenheiros (OE), Eng.º Carlos Matias Ramos, o Presidente do Conselho Directivo da Região Norte da Ordem dos Engenheiros, Eng.º Fernando de Almeida Santos, o Decano de la Junta Rectora de la Demarcación de Galicia del Colegio de Ingenieros de Caminos,Canales y Puertos, Eng.º Carlos Nárdiz Ortiz, e da Comissão Organizadora o Eng.º Paulo de Sousa Cruz.

 

Na sua intervenção o Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas abordou a questão das SCUT e do projecto de ligação Porto-Vigo em alta velocidade, fundamental para a integração das economias de Portugal e Espanha e para o crescimento da região Norte de Portugal-Galiza. Paulo Campos destacou ainda o investimento dos últimos cinco anos em infra-estruturas rodoviárias no Norte de Portugal e de ligação a Espanha. No mesmo sentido Carlos Nárdiz Ortiz referiu que a ligação Porto-Vigo é vital para a região.

No seu discurso de apresentação o Presidente do Conselho Directivo da Região Norte fez um balanço dos últimos encontros e salientou o bom relacionamento transfronteiriço.

Já o Bastonário da OE destacou a conservação do património e a reabilitação urbana como sectores estratégicos para o futuro das cidades e do sector da construção, indicando que de acordo com o Relatório de 2009 da Federação da Indústria Europeia da Construção, Portugal é um dos países com mais baixo investimento na reabilitação de edifícios residenciais.

A conferência inaugural foi da responsabilidade do Professor Doutor Luís Valente de Oliveira da Associação Empresarial de Portugal, que incidiu especificamente sobre a reabilitação urbana, apontando o congelamento das rendas e a expansão urbana para a periferia como causas da degradação dos edifícios, e salientando ainda que “não são os problemas técnicos que representam os maiores obstáculos à reabilitação urbana, são os entraves burocráticos que induzem atrasos e hesitações por parte de promotores e investidores. É pois necessário tornar a reabilitação urbana atraente para o sector privado”.

Valente de Oliveira alertou também para não se cair em fundamentalismos conservacionistas, indicando que se deve reabilitar o que tiver justificação para o ser e procurar integrar os espaços não susceptíveis de regeneração.

No final referiu que as Faculdades devem oferecer cursos orientados para a reabilitação das construções, uma vez que faz pouco sentido impor às velhas construções os preceitos exigidos hoje. “Existe um extenso campo para a inovação tecnológica, o que constituiu um desafio para engenheiros, arquitectos e para todas as profissões ligadas à construção”, conclui.

   

O primeiro tema a ser abordado foi a “Intervenção nos Centros Históricos e Monumentos” tendo como moderadores Paulo Lourenço da Universidade do Minho e Ignacio Cerrada Gonzalo da Xunta de Galicia, e como oradores Manuel Durán Fuentes da Universidad da Coruña e João Appleton da A2P Consult Estudos e Projectos, Lda. Na sua intervenção João Appleton exibiu alguns exemplos de edifícios correntes, edifícios especiais e monumentos. Já Ignacio Cerrada focou a sua apresentação nas pontes e nos aspectos a ter em conta em cada intervenção.

No painel sobre a “Intervenção nas Pontes e Vias de Comunicação”, moderado por António Adão da Fonseca da Universidade do Porto e Ethel Vázquez Mourelle da Xunta de Galicia, coube a José Carlos Clemente, Director de Engenharia da REFER, a apresentação das pontes ferroviárias da Linha do Minho, nomeadamente a Ponte do Lima em Viana do Castelo, a Ponte do Coura em Caminha, e a Ponte de Valença. Interveio ainda José Enrique Pardo Landrove da Xunta de Galicia que abordou a conservação das estruturas da Galiza, que dispõe de um património de obras de diferentes materiais, dimensões e tipologias e por isso é necessário assegurar a sua durabilidade. Para Enrique Pardo a manutenção nunca deve ser descuidada.

O último painel da tarde do dia 3 de Fevereiro ficou destinado ao tema sobre a Intervenção nos Portos Marítimos e Fluviais. Juan Acinas da Universidad de Coruña apresentou alguns portos da Galiza, com enfoque no Porto Exterior da Coruña de Punta Langosteira, e Emílio Brogueira Dias da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), mostrou o sistema portuário nacional, destacando o Porto de Leixões, maior porto do noroeste peninsular, e as suas características ao nível do sector dos contentores, da logística e dos cruzeiros marítimos, apresentando ainda o novo terminal de cruzeiros de Leixões e também o Porto do Douro. A José Manuel Vieira da Universidade do Minho e Rafael Eimil Apeneda do Ministerio de Medio Ambiente y Medio Rural y Marino, coube a moderação deste painel de conferências.

O programa deste dia terminou com o Verde de Honra, com a participação da Confraria de Vinho Verde e a apresentação e degustação das castas de Alvarinho, Avesso e Azal.

No dia 4 de Fevereiro a Conferência Inaugural foi proferida por José Calavera Ruiz da Universidad Politécnica de Madrid, que mostrou exemplos de edifícios altos e os seus aspectos específicos como o Burj Khalifa Dubais de 163 pisos e 828m de altura.

Seguiu-se o tema “Intervenção nos Edifícios e no Património Industrial” com a participação de Teresa Heitor, do Parque Escolar, e Jaime Fernández Gómez da INTEMAC, e moderação de Vasco Peixoto Freitas, da Universidade do Porto, e Federico Garrido Villa da Xunta de Galicia.

 

Na sua intervenção Teresa Heitor incidiu sobre o programa de modernização das escolas com ensino secundário, sua caracterização e objectivos, referindo que até ao final do ano lectivo de 2014-2015 terão sido alvo de modernização 332 escolas. Por seu lado Jaime Fernández descreveu as obras e o estudo de interacção entre as obras do túnel da linha de alta velocidade, entre as estações de Sants e La Sagrera, e do templo da Sagrada Família.

No final deste encontro a mesa, composta pelo Presidente do Conselho Directivo da Região Norte, Fernando de Almeida Santos, pelo Decano del Colegio de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos, Carlos Nárdiz Ortiz, por Pedro Mêda do Colégio de Engenharia Civil, e por Paulo de Sousa Cruz e Manuel Duran Fuentes, da Comissão Organizadora, agradeceu a presença de todos os participantes, destacando a importância e o sucesso desta iniciativa e estendendo o convite a todos os presentes para o VI Encontro a realizar dentro de dois anos na Galiza.

 

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