Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Normativas Técnicas em discussão no 2º Seminário PLATENG

19 de novembro de 2010 | Engenharia Civil

O segundo seminário do Projecto PLATENG (Plataforma para a mobilidade e cooperação das Engenharias entre o Norte de Portugal e a Galiza, integrado no Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal, POCTEP) decorreu, no passado dia 11 de Novembro, em Vigo, escolhendo como tema central de discussão as Normativas Técnicas de Espanha e Portugal.

A abertura da sessão esteve a cargo do Presidente do Conselho Directivo da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, Eng.º Fernando Santos,  e do Decano del Colegio de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos, Eng.º Carlos Nárdiz Ortiz. Seguiu-se a apresentação do projecto pelo Engº Victor Correia. A análise comparativa dos actos de engenharia, dos planos de estudo e seus conteúdos programáticos dos cursos de Engenharia Civil espanhol e português esteve a cargo da Eng.ª Ana Martínez Pardo.

Num seminário dominado pela temática das Normativas Técnicas de Portugal e Espanha, apresentadas pelos Engenheiros José Calavera Ruiz e António Adão da Fonseca, procurou-se dotar os profissionais de uma visão geral dos regulamentos técnicos de ambos os lados da fronteira, assim como fornecer elementos para a reflexão de um modelo básico de mobilidade da profissão de Engenharia Civil que permita iniciar o desenvolvimento de uma nova política de mobilidade transfronteiriça, em que as qualificações profissionais sejam compreendidas e reconhecidas com transparência, pelo seu valor e mérito justos.

O Projecto PLATENG visa dinamizar a economia da região fronteiriça, com o objectivo de desenvolver a mobilidade profissional das Engenharias nos dois países. Este projecto, de conteúdo interdisciplinar, contribui para a valorização dos recursos técnicos transfronteiriços e pretende intensificar as relações comerciais, culturais e económicas.

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte