Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

2.º Seminario PLATENG

04 de novembro de 2010 | Engenharia Civil

O Projeto PLATENG (Plataforma para a mobilidade e cooperação das Engenharia entre o Norte de Portugal e a Galiza, integrado no Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal, POCTEP), visa dinamizar a economia da região fronteiriça, com o objectivo de desenvolver a mobilidade profissional das Engenharias nos dois países. Este projecto, de conteúdo interdisciplinar, contribui para a valorização dos recursos técnicos transfronteiriços e pretende intensificar as relações comerciais, culturais e económicas.

Os Engenheiros Civis são a maior comunidade da Engenharia a nível mundial, abrangendo quase metade dos Engenheiros de todo o mundo. As demandas futuras de uma sociedade globalizada, tal como a resposta a desastres naturais e a criação de novas infra-estruturas para o desenvolvimento e progresso da humanidade, necessitam de um modelo profissional que facilite a transferência da tecnologia e do conhecimento, e que respeite padrões culturais e éticos. Essa necessidade aumenta nas regiões transfronteiriças, onde a proximidade geográfica torna indispensável um trabalho diário em conjunto que permita a promoção da qualidade de vida das populações, de forma abrangente e sustentável, minimizando a diferenciação entre as regiões.

Este segundo seminário do PLATENG, que decorrerá no próximo dia 11 de Novembro, contará com a presença de destacados representantes do mundo da Engenharia Civil, da Ordem dos Engenheiros (Portugal) e do Colegio Caminos, Canales y Puertos (Espanha), bem como de profissionais que desenvolvem o seu trabalho de ambos os lados da fronteira. Todos eles trarão uma perspectiva em primeira mão sobre a situação actual, assim como sobre as possibilidades de futuro, permitindo recolher opiniões e conclusões qualificadas sobre os assuntos em discussão.

O seminário será realizado sob a forma de apresentação e discussão/debate em torno de um tema central: Normas Técnicas. O seu objectivo é dotar os profissionais de uma visão geral dos regulamentos técnicos de ambos os lados da fronteira, assim como fornecer elementos para a reflexão de um modelo básico de mobilidade da profissão de Engenharia Civil que permita iniciar o desenvolvimento de uma nova política de mobilidade transfronteiriça. Esta nova política deve conseguir que as qualificações profissionais sejam compreendidas e reconhecidas com transparência, pelo seu valor e mérito justos, de ambos os lados da fronteira.

 Programa

17h30 - Recepção aos convidados e participantes

18h00 - Sessão de abertura
            Fernando Manuel Almeida Santos - Presidente do Conselho Directivo da Ordem dos Engenheiros - Região Norte.
            
Carlos Nárdiz Ortiz - Decano del Colegio de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos.

18h30 - Apresentação do projecto PLATENG 
  Víctor Manuel Lopes Correia - Coordenador do Projecto - Ordem dos Engenheiros - Região Norte.
  Alejandra Maceiras Pinilla - Coordinadora del Proyecto - Instituto Tecnológico de Galicia.

18h45 - PLATENG. Ponto de Situação: Engenharia Civil e Ingeniería de Caminos, Canales y Puertos
            
José Mendes – Coordenador do Conselho Regional do Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros - Região Norte
.
            Ana Martínez Pardo - Colegio de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos

19h00 - Normativa técnica em España
           
José Calavera Ruiz - Ingeniero de Caminos, Canales y Puertos.

19h30 - Normativa técnica em Portugal
           
António Adão da Fonseca - Engenheiro Civil.

20h00 - Debate: Normativa técnica. España Vs. Portugal

20h30 - Encerramento do Seminario

Para mais informações ou inscrição poderá efectua-la através do e-mail 09cam@ciccp.es ou pelo telefone 0034 981 24 83 55

 

Local de realização do seminário:
Club Financeiro de Vigo
Avenida Garcia Barbón, 62
Vigo

 

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte