Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Seminário MS_TP Transportes Escolares e Rurais

02 de agosto de 2010 | Geral

A problemática da mobilidade nos territórios rurais resulta, em grande parte, do ciclo vicioso da perda da população, perda de serviços, perda de transportes.

A procura reduzida e difusa, característica deste territórios, não pode ser satisfeita à custa das soluções tradicionais de transporte, fundamentalmente por motivos económicos.

A necessidade da procura de soluções alternativas de transporte para estes territórios deve privilegiar a flexibilidade, a criatividade e a maximização de recursos instalados no terreno.

O transporte escolar apresenta-se, neste contexto, como um potencial ainda por explorar. Uma legislação desadequada e a ausência de estratégia entre os vários steakholders tem conduzido a que os recursos financeiros alocados a este sector não estejam ainda suficientemente optimizados.

O aumento da mobilidade rural – principalmente dos idosos e daqueles que não dispõem de transporte individual – passará, em grande parte, pela alteração do paradigma actual de exploração do transporte escolar e da articulação e integração de todos os modos de transporte existentes nesses territórios.

A 3ª edição do Seminário MS_TP decorrerá nos dias 9,10 e 11 de Setembro em Vila Real e será dedicada ao tema "Os transportes Escolares e Rurais - Do Direito à Mobilidade Eficiente.

A organização do evento pertence ao Grupo de Estudos Territoriais da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que desde 2006 tem levado a cabo bianualmente um seminário subordinado ao tema da mobilidade sustentável e dos transportes públicos.

Programa

Ficha de Inscrição

Mais informações em:

Av. Fontes Pereira de Melo, 35 - 14º Dtº
1050-118 Lisboa

T: +351 213 559 015
F: +351 213 559 020

E: info@ms-tp10.com

Consulte o site do evento

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte